ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Acontece amanhã a entrega do “Prêmio Espantaxim 2014” que reunirá crianças de todo o país em um dos cartões postais de SP

Última modificação : Sexta, 24 Abril 2015 16:15



 

Masp Espantaxim


Capa da III Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico

 

 

Amanhã, as escolas, os 31 vencedores e os selecionados do “III Concurso Nacional Literário Infantil” receberão o tão esperado troféu do “Prêmio Espantaxim 2014”. A 3ª edição do Concurso excedeu as expectativas. Foram 1930 redações e mensagens recebidas de crianças de todas as regiões do país. A entrega será no próximo dia 25 (sábado), às 15h, no MASP.

 

Música foi o tema dessa edição que teve como objetivo incentivar a escrita e a leitura, estimular a criatividade e a imaginação dos pequenos e despertar o interesse pela música. Participaram da ação crianças de 7 a 12 anos, de escolas públicas e privadas do país, que concorreram às categorias de redação e mensagem.

 

 

Vencedores e Selecionados

Os números desse ano foram bastante animadores, já que participaram da iniciativa 1930 crianças de mais de 70 escolas distribuídas por 13 Estados brasileiros. “Nosso objetivo é oferecer uma oportunidade para que pequenos escritores possam expor suas ideias. O Concurso do Prêmio Espantaxim acontece a cada dois anos e é uma contribuição à educação infantil”, afirma a autora e escritora Dulce Auriemo, idealizadora do Projeto Espantaxim.

O Concurso teve 26 vencedores e outros 5 destaques – alguns empates aconteceram devido a excelente qualidade dos trabalhos - distribuídos nas categorias mensagem, redação e poesia que se juntaram aos demais estudantes selecionados pela comissão julgadora, totalizando 185 trabalhos. Todo o material selecionado já faz parte da III Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico – MÚSICA/ 2014, na qual estão publicados os textos originais e digitados dos vencedores e selecionados, sem alterar o conteúdo da obra. As escolas que tiveram o maior número de trabalhos de alunos selecionados para compor a Antologia também receberão o Troféu Espantaxim 2014.

 

 

Entrega dos prêmios

Este ano, a entrega dos troféus e prêmios será realizada em um dos cartões postais da cidade de São Paulo, o Grande Auditório do MASP, local escolhido especialmente para este momento especial. A cerimônia acontecerá no dia 25/04 (sábado), às 15h e contará com a presença da autora Dulce Auriemo e dos personagens da Turminha do Espantaxim. O evento será aberto apenas para os participantes do concurso, seus familiares e amigos, parceiros e imprensa.


Para fazer uma homenagem às crianças, a pequena Luisa Miglorância Auriemo, de 11 anos subirá ao palco do MASP para cantar a música "Let it go", tema do filme Frozen. 

 

 

Amilton Godoy: apoio do amigo e pianista

Para assinar o prefácio da Antologia, Dulce convidou o reconhecido pianista brasileiro Amilton Godoy. Além de grande pianista e compositor, Amilton (ex Zimbo Trio) é diretor do CLAM, escola de música de renome internacional, por onde passaram milhares de músicos brasileiros. "O Amilton é minha maior referência musical. Ele conhece mais do que ninguém a importância da música para o desenvolvimento do ser humano”, afirma a escritora. Dulce e Amilton se conheceram em 1986 e de lá para cá realizaram muitos projetos musicais juntos, como a produção inédita de dois álbuns/CDs da coleção "Piano Solo Compositores Brasileiros", e a parceria na música "Notas que Falam".  Foram ganhadores do Prêmio Jabuti 2009, na categoria did../parad. com o livro/CD Meu Primeiro Álbum de Piano Solo.

 

 

Premiação

Os vencedores e destaques receberão o disputado troféu do Prêmio Espantaxim 2014, três exemplares da III Antologia, a coleção de livros, CDs do Projeto e o boneco do personagem Espantaxim, o líder da Turminha, querido e cobiçado por todas as crianças. E os selecionados receberão três exemplares da III Antologia e o boneco do personagem Espantaxim.

 

 

Espantaxim MiniMove 

Na ocasião, Dulce fará o lançamento oficial da segunda temporada do Espantaxim MiniMove. Esta nova fase inicia-se com o episódio chamado "RESGATE". O roteiro foi elaborado por Bianca Schwam Auriemo, de 14 anos, neta de Dulce Auriemo.  

 

O Espantaxim MiniMove é uma série de animações em 2D feita exclusivamente para a Web e que mostra divertidas historinhas dos personagens da Turminha do Espantaxim. Os episódios são exibidos com qualidade HD pelo canal do Projeto no Youtube (youtube.com/espantaxim).  




VEJA AS NOTÍCIAS MAIS RECENTES