ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

SUÍTE BERGAMASQUE

Última modificação : Segunda, 25 Março 2019 16:00



DEBUSSY, CLAUDE-ACHILLE (1862-1918)

FRANCÊS | ESCOLA NACIONALISTA FRANCESA | 227 OBRAS


Número de catálogo: CD 82; L.75

 

Movimentos: 4 peças

Prélude

Menuet

Clair de Lune

Passepied

 

Ano da composição: 1890-1905

Estilo: Romântico

Instrumentação: Piano solo.

 

 

A Suíte Bergamasque é uma das peças para piano solo mais famosas de Debussy. Inspirado pelo poema Clair de Lune, escrito por seu amigo Paul Verlaine, o compositor encontrou a semente para a sua coletânea de peças. Verlaine descreve sobre paisagens, danças, almas em conflito, charmosas máscaras que encobriam as tristezas. Bergamasque é uma dança rude e desajeitada originária dos nativos de Bergamo.

 

Debussy começou a escrevê-la quando tinha 28 anos, em 1890, e fez várias revisões antes da sua primeira publicação, em 1905. Não se sabe ao certo quantas peças foram escritas originalmente em 1890 e quantas em 1905, mas somente que Debussy mudou os títulos de pelo menos duas delas. "Passepied" levava o nome de "Pavane" e "Clair de Lune" originalmente era intitulada "Promenade Sentimentale." Esses títulos também são originários dos poemas de Paul Verlaine. No final, a coletânea ficou com 4 movimentos: um 'Prélude' contrastante e vivo, um 'Menuet' que nos remete a brincadeiras, a estupenda 'Clair de Lune' e o 'Passepied' em staccato.

 

 

Movimentos:

Prélude | Tempo rubato

Repleto de contrastes dinâmicos com um começo e um finale vigorosos. É uma peça festiva, ao estilo barroco tão comum nos prelúdios.


Menuet | Andantino et très délicatement

Seu tema inicial brincalhão contrasta com o mistério e dramaticidade da seção posterior. Exala uma comicidade rude no estilo de uma canção antiga.


Clair de lune | Andante très expressif

Título do poema de Paul Verlaine, o qual se refere às bergamasques em suas estrofes iniciais. A peça é uma representação sonora da límpida luz do luar, a princípio tranquila, depois ondulada pelo passar das nuvens.

 

Passepied | Allegretto ma non troppo

Movimento final da coletânea. Passepied é um tipo de dança originária da Britânia (Grã-Bretanha). Esta peça é alegre, com um estilo medieval surpreendentemente rápido, contrastando com as peças anteriores. A mão esquerda executa arpejos em staccato.



Vídeo






FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

Wikipedia.org

IMSLP/Petrucci Music Library

Páginas acessadas em 14/07/2015

Tradução e adaptação dos textos: Elza Costa