ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Música Clássica nos desenhos animados, A

Última modificação : Sexta, 29 Abril 2016 15:03


 

 

Grande parte dos desenhos animados antigos está associada à música orquestrada. A combinação desses clássicos com o roteiro de desenho rendeu a criação de inesquecíveis episódios. Alguns filmes da Disney também usavam orquestras para sonorizar a animação.



Mickey Mouse

 

Em um episódio de 1935 Mickey rege uma orquestra. A música do ensaio é “The William Tell Overture” - a introdução instrumental de “William Tell” (uma ópera em quatro atos de Gioacchino Rossini). O pato Donald, que vendia sorvetes ali perto, se empolga para participar e acaba incomodando os músicos com sua flauta. Conta-se que quando o maestro italiano Arturo Toscanini viu pela primeira vez esse desenho animado no cinema, ficou tão encantado que correu para a cabine de projeção e perguntou o projecionista se poderia executá-lo novamente.

 

Assista o episódio: http://bit.ly/P3LNJh


 

Os três porquinhos

 

Uma paródia de “Os 3 Porquinhos” (Three Little Pigs, EUA 1933) e “Fantasia” (EUA 1940) ao som de trechos de Brahms (Danças Húngaras - especificamente em ordem as de número 5, 7, 6 e 17), ganhou o Oscar de Melhor Curta de 1943. Brahms tem sua música considerada raramente retórica e é, com frequência, descrita como outonal, apaixonada e romântica embora controlada, refinada e privada de melancolia.

 

Veja o episódio: http://bit.ly/O2e3gt

 

 

Tom e Jerry

 

A dupla mais conhecida da televisão, Tom e Jerry, teve um episódio eleito como o melhor desenho animado em 1994. Nele, Tom é um pianista que executa um recital de "Hungarian Rhapsody No. 2" de Franz Liszt.


Acontece que, ao mesmo tempo em que o concerto acontecia, Jerry dormia dentro do piano. Furioso, o ratinho acorda e resolve atrapalhar a empolgada execução. Por fim, as intervenções de Jerry no piano acabam fazendo parte da música e o público direciona os aplausos a ele, que parecia fazer parte de uma cena ensaiada.

 

Não deixe de assistir: http://youtu.be/0sL1YNxHl2I


 

Pica Pau

 

O Pica-Pau é conhecido em seus episódios pelo comportamento atrevido. Entretanto, foi eleito, em 1944, o melhor desenho da história. Neste episódio, enquanto o dono da barbearia "Tony Figaro's" está fora, Pipa Pau resolve assumir o comando e cortar o cabelo de alguns clientes. O episódio recebe o nome de “Barbeiro de Sevilha” - uma das mais conhecidas e mais executadas de todos os tempos de Rossini interpretada pelo personagem.

 

Veja o desenho: http://youtu.be/Bdsidkox5U4

 

 

Fantasia

 

“Fantasia” é o terceiro filme de animação dos estúdios Disney e apresenta uma série de músicas clássicas conduzidas pelo regente Leopold Stokowski, onde sete delas foram executadas pela Orquestra de Filadélfia.


A trilha sonora inclui "Toccata e Fuga em Ré Menor", de Johann Sebastian Bach; "Suíte Quebra-Nozes", de Peter Llich Tchaikovsky; "O Aprendiz de Feiticeiro", de Paul Dukas; "Sagração da Primavera", de Igor Stravinsky; "Sinfonia Pastoral", de Ludwing Van Beethoven; "Dança das Horas", de Almicare Ponchielli; "Noite no Monte Calvo", de Modest Mussorgsky; e "Ave Maria", de Franz Schubert.

 

Aqui você encontra a trilha sonora.