ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Música Clássica nos esportes

Última modificação : Sábado, 14 Fevereiro 2015 17:45


 

A música clássica faz parte do nosso cotidiano há muito tempo. Seja no rádio, TV, cinema ou nos jornais, seremos atingidos de alguma forma por manifestações musicais desse gênero que a cada dia encanta mais pessoas. Diversas vezes pudemos acompanhar a abertura de campeonatos esportivos onde a música clássica esteve presente na voz de grandes intérpretes do gênero. Selecionamos alguns deles para compartilhar com você. 

 


Copa de 1994 | Os Três Tenores

 

A Warner Music lançou um DVD com a apresentação de José Carreras, Plácido Domingo e Luciano Pavarotti ao lado da Filarmônica de Los Angeles, sob a regência de Zubin Mehta.  O concerto aconteceu em 1994 em comemoração à Copa do Mundo.  Nele, os 3 Tenores interpretaram “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, em um belíssimo espetáculo.

 

Confira um trecho: http://bit.ly/TEKHYN


 

Jogos Olímpicos de 1998 | Beethoven

 

Para celebrar os Jogos Olímpicos de 1998, a música escolhida foi “Ode to Joy”, de Ludwig van Beethoven. Dirigida por Seiji Ozawa, a cerimônia de abertura que aconteceu em Nagano, no Japão, contou com a canção extraída do quarto movimento da 9ª Sinfonia de Beethoven.

 

Confira o concerto de abertura: http://bit.ly/RPbxim


 

Copa do Mundo de 1990 | Puccini

 

Uma das músicas oficiais da Copa do Mundo de 1990 foi “Nessun Dorma”, da ópera “Turandot”, de Giacomo Puccini. A obra, composta em 1924, foi tema do evento sediado na Itália e contou com a competição de vinte e quatro seleções.  Puccini utilizou, em suas composições, todos os gêneros desde o dramático até o cômico. A inacabada “Turandot” é considerada sua obra prima, completada, anos depois, por Franco Alfano.

 

Confira: http://bit.ly/TVUhcf

 

 

Jogos Olímpicos de Inverno em 2006 | Pavarotti

 

A última apresentação de Luciano Pavarotti deu início aos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, em 2006. O ganhador de vários prêmios - entre eles o de álbum erudito mais vendido da história – deixou, em 2007, a música clássica órfã de um dos seus mais importantes intérpretes. Pavarotti morreu naquele ano após ser diagnosticado com câncer de pâncreas.

 

Veja a última apresentação de Pavarotti em Turim: http://youtu.be/QxK6lkW9Nrg