ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Música e dança ciganas

Última modificação : Segunda, 30 Julho 2018 14:29


 


Ao longo dos séculos, os ciganos conservaram muito bem a tradicional música e dança características de seu povo. Sob influência forte das culturas espanhola e do leste europeu, esse ritmo tem presença marcante do violino em quase todas as obras conhecidas. Por sua rica diversidade, a música cigana encantou até os clássicos Liszt e Beethoven, que buscaram inspiração no ritmo para suas composições.

 


Tanto a música quanto a dança cigana sempre exerceram fascínio sobre grandes compositores, pintores e cineastas. Há exemplos na literatura, na poesia e na música que retratam muito do mistério que envolve a arte, a cultura e a trajetória desse povo. Entre os clássicos, destaque para a obra de Franz Liszt que se inspirou na cultura cigana para a composição de sua vasta obra, como é possível conferir nesta bela apresentação da Cologne New Philharmonic.

 

Confira o vídeo: http://bit.ly/10NJlRH

 

Conheça as Rapsódias Húngaras de Liszt


 

Uma das operas mais famosas do mundo, Carmen – de Georges Bizet – também tem em seu enredo a música e dança cigana. A obra, escrita no gênero de ópera cômica, conta a história de Don José, um soldado ingênuo que se deixa seduzir pelas artimanhas do cigana Carmen.

 

Confira trecho da opera! http://bit.ly/lzF9Nf


 

Para destacar a influência da cultura cigana na música, o maestro húngaro Ivan Fischer gravou extraordinárias versões das obras de Brahms, Liszt e Dvořák que sublinham a importância desse ritmo nas grandes obras clássicas.

 

Confira: http://bit.ly/6HETcB

 

 

A belíssima “Canção que minha mãe me ensinou” foi escrita em 1880 por  Antonín Dvořák. Trata-se da quarta, de sete composições, de seu ciclo de canções ciganas. Esta, em particular, alcançou fama generaliza.

 

Confira a música http://bit.ly/14UDivo


 

Saiba mais sobre Música e dança ciganas