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Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach - II, O

Última modificação : Sexta, 26 Fevereiro 2016 15:57



JOHANN SEBASTIAN BACH  (1685-1750)

ALEMÃO – ERA BARROCA - 972 OBRAS

 

O título Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach se refere aos dois cadernos manuscritos que  J.S.Bach presenteou à sua segunda esposa Anna Magdalena (1701-1760). Música para teclado (minuetos, rondós, polonaises, corais, sonatas, prelúdios, musettes, marchas,gavotas) compõe a maior parte de ambos os cadernos e umas poucas peças para voz (canções e árias) também são incluídas.Os dois cadernos são conhecidos pelas datas de suas páginas de título, 1722 e 1725. O título Pequeno Livro de Anna Magdalena é usado geralmente para se referir ao último deles. A diferença primária entre as duas coleções é que o caderno de 1722 contém apenas composições de Johann Sebastian Bach (incluindo a maioria das SuítesFrancesas), enquanto que o caderno de 1725 é uma compilação de músicas de Bach e outros compositores da época. Ele fornece um vislumbre quase sem paralelos, sobre a música doméstica no século XVIII e o gosto musical da família Bach.

 

CADERNO DE 1725:

O caderno de 1725 é maior e mais ricamente decorado do que o caderno de 1722. Papel verde claro é usado para capa da frente e o nome de Anna Magdalena, e o ano, "1725", são gravados a ouro. Todas as páginas são douradas (gilt-edging - isto é, as bordas das páginas são pintadas a ouro). A maioria das entradas no caderno de 1725 são escritas pela própria Anna Magdalena, com outras escritas à mão por Johann Sebastian, algumas pelos seus filhos Johann Christian e Carl Philipp Emmanuel e outras por amigos da família como Johann Gottfried Bernhard e Johann Gottfried Heinrich. Embora o caderno de 1725 contenha obras compostas por Johann Sebastian Bach, ele também possui alguns trabalhos de outros compositores. A autoria de várias obras é indicada no próprio caderno enquanto que outras foram estabelecidas pelos pesquisadores, sendo que os autores de várias canções populares da época permanecem desconhecidos.Aqui está uma lista completa das peças incluídas neste caderno na ordem em que aparecem:

 

         Partita para teclado em Lá menor, BWV 827. Esta é a terceira do conjunto de Partitas para teclado BWV 825–830, composto por Bach e que foi publicado em 1731 como o primeiro volume do Clavier-Übung.

         Partita para teclado em Mi menor, BWV 830. Esta é a sexta do conjunto de Partitas para teclado BWV 825–830.

         Minueto em Fá maior, BWV Anh.(*) 113.

         Minueto em Sol maior, BWV Anh. 114. Usualmente atribuído a Christian Petzold.

         Minueto em Sol menor, BWV Anh. 115. Usualmente atribuído a Christian Petzold.

         Rondó em Si Bemol Maior, BWV Anh. 183. Esta peça é de François Couperin e é mais conhecida pelo seu título original: Les Bergeries.

         Minueto em Sol maior, BWV Anh. 116.

         Polonaise em Fá Maior, BWV Anh. 117a.

         Polonaise em Fá Maior, BWV Anh. 117b.

         Minueto em Si Bemol Maior, BWV Anh. 118.

         Polonaise em Sol Menor, BWV Anh. 119.

         Prelúdio coral “Wer nur den lieben Gott läßt walten”, BWV 691.

         Transcrição do coral “Gib dich zufrieden und sei stille” em Fá Maior, BWV 510.

         Transcrição do coral“Gib dich zufrieden und sei stille” em Mi Menor, BWV 511.

         Transposição do coral“Gib dich zufrieden und sei stille” em Sol Menor, BWV 512.

         Minueto em Lá Menor, BWV Anh. 120.

         Minueto em Dó Menor, BWV Anh. 121.

         Marcha em Ré Maior, BWV Anh. 122. Usualmente atribuída a Carl Philipp Emanuel Bach.

         Polonaise em Sol Menor, BWV Anh. 123. Usualmente atribuída a Carl Philipp Emanuel Bach.

         Marcha em Sol Maior, BWV Anh. 124. Usualmente atribuída a Carl Philipp Emanuel Bach.

         Polonaise em Sol Menor, BWV Anh. 125. Usualmente atribuída a Carl Philipp Emanuel Bach.

         Ária “So oft ich meine Tobackspfeife” em Ré Menor, BWV 515.

         Ária“So oft ich meine Tobackspfeife” em Sol Menor, BWV 515a.

         Menuet fait par Mons. Böhm, de Georg Böhm. Não incluído no catálogo BWV.

         Musette em Ré Maior, BWV Anh. 126.

         Marcha em Mi Bemol Maior, BWV Anh. 127.

         (Polonaise) em Ré Menor, BWV Anh. 128.

         Ária “Bist du bei mir”, BWV 508. Esta provavelmente é a ária mais conhecida do caderno de 1725. Usualmente é atribuída a Gottfried Heinrich Stölzel.

         Ária para teclado em Sol Maior, BWV 988/1. Outra peça bem conhecida: é a Ária das Variações Goldberg, BWV 988.

         Solo per il cembalo em Mi Bemol Maior, BWV Anh. 129. Peça para cravo de Carl Phillip Emanuel Bach.

         Polonaise in Sol Maior, BWV Anh. 130. Possivelmente composta por Johann Adolph Hasse.

         Prelúdio em Dó Maior, BWV 846/1. Primeiro prelúdio do livro 1 do Cravo BemTemperado. Foram omitidos os compassos 16-20, muito provavelmente para que a peça coubesse em duas páginas.

         Suíte para teclado em Ré Menor, BWV 812. Esta é a Suíte Francesa nº 1.

         Suíte para teclado em Dó Menor, BWV 813. Versão incompleta da segunda Suíte Francesa.

         Movimento em Fá Maior, BWV Anh. 131. A letra parece ser de criança e aparentemente a peça é uma tentativa de criar um baixo para uma dada melodia.

         Ária “Warum betrübst du dich”, BWV 516.

         Recitativo “Ich habe genug” e ária “Schlummert ein, ihr matten Augen” (solo), BWV 82/3.

         Transcrição do coral “Schaff's mit mir, Gott”, BWV 514.

         Minueto em Ré Menor, BWV Anh. 132.

         Ária “Wilst du dein Herz mir schenken” (sub-intitulada Ária di Giovannini), BWV 518.

         Ária “Schlummert ein, ihr matten Augen”, inacabada, BWV 82/3.

         Transcrição do coral “Dir, dir Jehova, will ich singen” (version for choir), BWV 299.

         Transcrição do coral“Dir, dir Jehova, will ich singen” (solo), BWV 299.

         Canção “Wie wohl ist mir, o Freund der Seelen”, BWV 517.

         Ária “Gedenke doch, mein Geist, zurücke”, BWV 509.

         Coral “O Ewigkeit, du Donnerwort”, BWV 513.  

        (*) Anh. : (Al., Anhang (apêndice)



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