ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Orquestra Romântica

Última modificação : Segunda, 17 Agosto 2015 16:06




INÍCIO DA ORQUESTRA ROMÂNTICA. A orquestra tornou-se maior e mais variada nas casas de ópera. Weber, além de reforçar os fagotes e contrabaixos, aproveitou o timbre das trompas em Der Freischütz (1821 – O Franco Atirador). Suas inovações foram utilizadas e ampliadas por Meyerbeer, que antecipou a grande orquestra romântica de Berlioz e Wagner.

 

ORQUESTRA ROMÂNTICA. Hector Berlioz é o criador da orquestra romântica. Para a Sinfonia Fantástica, o poema sinfônico Romeu e Julieta e o Réquiem, Berlioz exigiu uma orquestra de 400a 500 integrantes. Na prática, nunca pode obter esse número de músicos, mas sabia conseguir os novos efeitos mediante um aproveitamento inédito dos timbres. É de sua autoria o Traité dínstrumentation et dórchestration modernes (1844 – Tratado da Moderna Instrumentação e orquestração), no qual codificou as normas de instrumentação para as grandes orquestras. Berlioz exerceu profunda influência sobre Liszt e principalmente sobre Wagner, o que se revela em Tannhäuser (1845), pelo uso dos violinos em quatro grupos, na cena de Vênus, e pelo reforço dos instrumentos de sopro e de metal na abertura.


A forma definitiva da orquestra wagneriana foi atingida em Der Ring des Nibelungen (1869-1876 – O Anel dos Nibelungos), até mesmo com o aproveitamento de instrumentos recém inventados, como a tuba. São cerca de 110 integrantes: 16 primeiros violinos, 16 segundos violinos, 12 violas, 12 violoncelos, 6 contrabaixos, 4 flautas, 3 oboés, 1 corne inglês, 3 clarinetes, 1 clarinete baixo, 3 fagotes, 2 tímpanos, 3 trompas, 1 trompa baixa, 2 trombones, 1 trombone baixo, 5 trompetes, 5 tubas, 8 harpas e percussão. Essa é a formação ainda hoje adotada nas casas de ópera e orquestras sinfônicas, mesmo para a execução de obras de Beethoven.


 

Leia também:

 

. Orquestra - Conceituação

 

. Orquestra - Origens

 

. Orquestra Barroca

 

. Orquestra Clássica

 

. Orquestra Romântica

 

. Orquestra hipertrofiada

 

. Orquestras modernas

 

. Instrumentos musicais e suas famílias

 

. O papel do Maestro 


. Orquestra de Câmara

 

 

Vídeo:

 

. Instrumentos de uma orquestra



 

Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional (Encyclopaedia Britannica do Brasil)