ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Orquestra Clássica

Última modificação : Domingo, 12 Janeiro 2014 13:01


A orquestra do classicismo vienense foi criada por volta de 1755 em Mannheim, por Johann Anton Stamitz (1717-1757), Franz Xaver Richter (1709-1789), Christian Cannabich (1731-1789) e Ignaz Holzbauer (1711-1783), todos eles austríacos. Tornou-se célebre pelos efeitos dinâmicos (aumentos e diminuições progressivos da intensidade sonora), então novos. Apresentou, também, uma formação inédita, com cerca de 40 integrantes, sendo que nenhum grupo desempenhava função solista. Tratava-se de um corpo homogêneo, como uma miniatura da orquestra moderna.


A partir de 1760, Haydn utilizou em suas sinfonias, consideradas as primeiras obras orquestrais modernas, formação idêntica à da orquestra de Mannheim. O mesmo fizeram Gluck e Mozart em suas óperas, os quais demonstraram, no entanto, certa preferência pelo clarinete, ausente em Mannheim. Em Die Zauberflöte (1791 – A Flauta Mágica), Mozart usou também trombones.

  

Beethoven. Foi o primeiro compositor a levar em conta a instrumentação durante o processo de composição. Ele próprio afirmou que, ocorrendo-lhe um motivo musical, imaginava-o em determinado instrumento. Sua orquestra era composta por 36 figuras e não se caracterizava por grande massa sonora, mas pela sábia combinação dos timbres dos seis primeiros violinos, seis segundos violinos, quatro violas, três violoncelos, três contrabaixos, duas flautas, dois oboés, dois clarinetes, dois fagotes, duas trompas, dois trompetes e dois tímpanos. Ocasionalmente, eram acrescidos instrumentos de sopro: no segundo ato de Fidélio, surge um contrafagote; na abertura de Egmont, um piccolo (flautim), e na Nona Sinfonia foram reforçados todos os sopros e a percussão. É essa a orquestra sinfônica usada no século XIX por Schubert, Schumann e Brahms, com aproximadamente 40 a 50 integrantes.


 

Leia também:

 

. Orquestra - Conceituação

 

. Orquestra - Origens

 

. Orquestra Barroca

 

. Orquestra Clássica

 

. Orquestra Romântica

 

. Orquestra hipertrofiada

 

. Orquestras modernas

 

. Instrumentos musicais e suas famílias

 

. O papel do Maestro 


. Orquestra de Câmara

 

 

Vídeo:

 

. Instrumentos de uma orquestra



 

Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional (Encyclopaedia Britannica do Brasil)