ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Música do Século XIX

Última modificação : Quarta, 24 Julho 2013 17:29


Beethoven representa ao mesmo tempo a culminância do Classicismo e o início do Romantismo. Suas nove sinfonias, a ópera “Fidélio”, a Missa Solemnis e sua música de câmara pertencem ao mais grandioso de toda a  História da Música. A poesia romântica que se desenvolve no século XIX, especialmente na Alemanha, influi fortemente na música. Weber é seu representante no gênero da ópera, Schubert, Schumann, Mendelssohn, Brahms na música vocal (lied) e na música sinfônica. Schumann desenvolve particularmente a música para piano da qual nasce a Música de Programa que durante certo tempo domina todos os talentos.


A primeira ópera de Wagner, “Rienzi”, baseia-se ainda na grande ópera francesa, cujos mais famosos representantes eram Cherubini, Spontini, Halévy, Meyerbeer, Auber e Rossini. Com o “Navio Fantasma”, porém, Wagner aproxima-se do Romantismo e torna-se seu representante mais destacado no terreno da ópera onde, aproveitando temas e tópicos germânicos, cria o Drama Musical. Desde Wagner, a ópera alemã exerceu grande influência sobre todos os outros compositores (Gounod, Thomas, Verdi, Smetana, Dvorak).


Devem ser mencionados ainda Grieg e Brahms, este último notável pelas suas tentativas de conseguir uma fusão dos estilos de Bach e Beethoven. Outros sinfônicos, cada vez mais reconhecidos na sua importância, revelam-se em Bruckner e seu discípulo Mahler, que criaram obras realmente extraordinárias. Berlioz, Liszt, Tchaikovsky, R.Strauss e Reger procuram novas formas musicais e afastam-se nitidamente das linhas até então traçadas. O Oratório e todas as demais composições para coro e orquestra, em grande estilo, passaram por uma renascença quando Mendelssohn propagou incansavelmente a música de Bach. Deve ser mencionado que o virtuosismo instrumental se manifestou em grandes artistas que ao mesmo tempo eram compositores de primeira grandeza (Paganini, Liszt, Chopin).


Fonte: Dicionário Enciclopédico da Música e Músicos – Robert Fux