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Os mais famosos compositores da linha do tempo

CRAVO BEM TEMPERADO LIVRO I (BWV 846-869)

Última modificação : Quarta, 24 Agosto 2016 14:38



JOHANN SEBASTIAN BACH  (1685-1750)

ALEMÃO – ERA BARROCA - 972 OBRAS 


O CRAVO BEM TEMPERADO (no original alemão: Das Wohltemperirte Clavier), chamado carinhosamente de “Os 48, é uma coleção de prelúdios e fugas escritos nos 24 tons maiores e menores, explorando as possibilidades de toda e qualquer tonalidade. O problema do temperamento tornou-se vital à medida que as implicações harmônicas do mundo da composição de Bach para teclado ocupavam-no mais e mais. As suas obras para órgão do início do período de Weimar nos mostram essa grande corrente harmônico-emocional. Tornou-se inevitável dividir a oitava em doze tons. Os instrumentos de teclado mais antigos haviam se tornado frustrantes, já que não podiam ser afinados em todas as tonalidades. A modulação ficava mais e mais difícil à medida que as 24 escalas maiores e menores da música moderna se solidificavam. Numa análise mais rápida, o sistema temperado unificou, na afinação, um Ré sustenido com um Bi bemol, que na realidade teriam uma pequena diferença dificilmente captada pelo ouvido humano. Enfim, os intervalos do teclado passaram a ser iguais, embora, matematicamente, não totalmente precisos. Musicalmente, a regularidade estrutural dessa obra engloba, também, uma gama extraordinariamente grande de estilos. Os prelúdios são formalmente livres, embora individualmente muitos exibam formas melódicas barrocas, frequentemente vinculadas à uma coda estendida e livre. Cada fuga é marcada por um número de vozes que varia de dois a cinco – a maioria de três a quatro – e empregam todos os recursos contrapontísticos da forma, exposição fugal, inversão do tema e stretto. 


O Cravo Bem Temperado foi o livro de cabeceira de muitos compositores e ficou conhecido como “O Antigo Testamento” da Música”.

 

LIVRO I (BWV 846-869)

Foi escrito em 1722, enquanto Bach vivia em Cöthen e foi composto “para o proveito e uso dos jovens músicos desejosos de aprender e, especialmente, para o entretenimento daqueles já experientes nesse estudo”. Este primeiro volume é um compêndio de algumas obras que ele havia escrito anteriormente, oferecendo uma diversidade de estilos, talvez uma impetuosidade aqui e ali. Os prelúdios têm características mais virtuosísticas – alguns com uma forte dose de expressão, outros com linhas líricas e pastorais. O primeiro prelúdio é muito conhecido, pois serviu de base para a tão famosa Ave Maria, de Bach/Gounod. Neste volume, temos prelúdios que são árias elaboradas – tal como o Dó sustenido menor, o Fá menor, o Sol menor (com trinado), como também prelúdios que são toccatas arrojadas, como o Si bemol Maior. Há fugas permeadas para estilos francês e italiano, como também fugas de contraponto duplo, triplo e quádruplo. 


O CRAVO BEM TEMPERADO – LIVRO I (BWV 846-869)

         Prelúdio e Fuga nº  1 em Dó Maior

         Prelúdio e Fuga nº  2 em Dó menor

         Prelúdio e Fuga nº  3  em Dó sustenido Maior

         Prelúdio e Fuga nº  4 em Dó sustenido menor

         Prelúdio e Fuga nº  5 em Ré Maior

         Prelúdio e Fuga nº  6 em Ré menor

         Prelúdio e Fuga nº  7 em Mi bemol Maior

         Prelúdio e Fuga nº  8 em Mi bemol menor

         Prelúdio e Fuga nº  9 em Mi Maior

         Prelúdio e Fuga nº 10 em Mi menor

         Prelúdio e Fuga nº 11 em Fá Maior

         Prelúdio e Fuga nº 12 em Fá menor

         Prelúdio e Fuga nº 13 em Fá sustenido Maior

         Prelúdio e Fuga nº 14 em Fá sustenido menor

         Prelúdio e Fuga nº 15 em Sol Maior

         Prelúdio e Fuga nº 16 em Sol menor

         Prelúdio e Fuga nº 17 em Lá bemol Maior

         Prelúdio e Fuga nº 18 em Sol sustenido menor

         Prelúdio e Fuga nº 19 em Lá Maior

         Prelúdio e Fuga nº 20 em Lá menor

         Prelúdio e Fuga nº 21 em Si bemol Maior

         Prelúdio e Fuga nº 22 em Si bemol menor

         Prelúdio e Fuga nº 23 em Si Maior

         Prelúdio e Fuga nº 24 em Si menor.  


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