ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

CONCERTO Nº 1 PARA VIOLINO E ORQUESTRA

Última modificação : Sexta, 27 Outubro 2017 13:44




NICCOLÒ PAGANINI (1782-1840)

ITALIANO – ERA ROMÂNTICA - C.250 OBRAS 


CONCERTO Nº 1 PARA VIOLINO E ORQUESTRA, EM RÉ MAIOR, OP. 6

 

Opus/Número de catálogo: Op.6

Duração média: 30 a 35 minutos

Estilo: Romântico

 

Instrumentação:

. Orquestração original: violino solo e orquestra:

flauta, 2 oboés, 2 clarinetes, fagote, 2 trompas, 2 trompetes, trombone, cordas.

 

. Orquestração expandida: violino solo e orquestra:

2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, fagote, contra fagote, 2 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, tímpanos, banda turca, cordas.


Com seu talento e técnica, Paganini conseguia tirar do seu violino sons que se assemelhavam aos dos instrumentos de sopro, à voz humana e até às vozes dos animais. Ele sozinho levava multidões ao delírio. Sua brincadeira favorita era colocar no seu violino uma corda desgastada que iria arrebentar durante a execução para daí terminar de tocar somente com as três cordas restantes, mostrando sua habilidade técnica imbatível.


Niccolò Paganini escreveu inúmeras peças para serem tocadas somente por ele mesmo e autorizou a publicação de muito poucas, temendo que o seu “talento secreto” fosse descoberto. Paganini compôs este concerto na Itália, provavelmente entre 1817 e 1818, sendo que foi publicado somente após a sua morte. Esta difundida obra foi lançada em 1819 como um cartão de visita do compositor.


Abrindo com uma introdução orquestral intensamente esperançosa, lembrando as óperas italianas de Rossini, a entrada do violino é virtuosística, porém vocalmente inspirada e com freqüência lírica. O movimento lento trágico e lírico lembra-nos que Paganini era famoso por sua habilidade tanto para comover quanto para fascinar o ouvinte. Aqui ele o faz com acordes altos, deslizamentos brilhantes e arcadas “em ricochete” no Finale.             


Allegro maestoso

Adágio

Rondó

Allegro spirituoso



Vídeo