ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

AS QUATRO ESTAÇÕES - OUTONO

Última modificação : Quarta, 04 Março 2020 15:13




ANTONIO VIVALDI (1678 – 1741)

ERA BARROCA - ITALIANO - c. 811 OBRAS


AS QUATRO ESTAÇÕES – CONCERTOS PARA VIOLINO, CORDAS E CRAVO, OP.8

Os concertos “As Quatro Estações” foram publicados em Amsterdã em 1725 com mais oito concertos sob o nome Opus 8. Porém, as datas exatas da composição desses concertos não são conhecidas. Esse conjunto ficou popularmente conhecido por "Il Cimento dell'Armonia e dell'Invenzione" – “Experiência de Harmonia e Invenção” (“invenção”, neste contexto, refere-se ao desenvolvimento contrapontístico), um testamento do admirável teor de técnica intelectual e fantasia criativa de Vivaldi. As Quatro Estações é, acima de tudo, a celebração da rica impressão individual das mudanças de estações, inspirando a evocação do universo inteiro de emoções associadas a elas. Vivaldi esforçou-se para completar a experiência de seu público exibindo pinturas e sonetos para os músicos e para a platéia. A autoria destes sonetos demonstrativos não é confirmada, embora muitos acreditem que eles descrevem a música tão bem que Vivaldi é um perfeito candidato a lhes ter escrito.  


O Outono - soneto

Celebra o aldeão com danças e cantos
O grande prazer de uma feliz colheita;
Mas um tanto aceso pelo licor de Baco
Encerra com o sono estes divertimentos.

Faz a todos interromper danças e cantos,
O clima temperado é aprazível;
E a estação convida a uns e outros
Ao gozar de um dulcíssimo sono.

O caçador, na nova manhã, à caça,
Com trompas, espingardas e cães, irrompe;
Foge a besta, mas seguem-lhe o rastro.

Já exausta e apavorada com o grande rumor,
Por tiros e mordidas ferida, ameaça
Uma frágil fuga, mas cai e morre oprimida!


Outono - análise:
O primeiro movimento liga-se à primeira estrofe, o segundo à segunda, e o terceiro às duas últimas. Pode-se sentir novamente um ambiente alegre, onde o camponês celebra com festas e cantos a feliz colheita, com intenso prazer. O mesmo está tão aceso pelos licores de Baco que acaba com sono a sua alegria. A Bacanal prossegue até que sua orgia vem resultar em sono dos participantes. No dia seguinte, o caçador sai à caça com trompas, espingardas e cães ferozes. Podemos sentir a fuga da presa com os caçadores seguindo suas pegadas. Já esgotada e temerosa com o grande alvoroço de rifles e cães, a presa é ferida, tenta fugir, mas é atingida e morre.
 Vivaldi valeu-se apenas de cordas tangidas e percutidas. Haydn compôs um oratório também dedicado às estações do ano e também na parte dedicada ao outono descreve uma cena de caça. Ambos, Vivaldi com as cordas e Haydn com as trompas, retratam muito bem o latido dos cães na perseguição da presa. 


OUTONO, CONCERTO Nº3 EM FÁ MAIOR, RV293

Allegro

Adagio molto

Allegro 


Nota: RV significa Ryom Verzeichnis - Catálogo de Ryom (1974). Peter Ryom (1937 - ) foi um erudito dinamarquês, autor do principal catálogo das obras do Padre Ruivo.



Vídeo