ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

BACH, WILHELM FRIEDRICH ERNST (1759-1845)

Última modificação : Terça, 02 Janeiro 2018 14:39



(BÜCKEBURGO, 27/05/1759 – BERLIM, 25/12/1845)

 

ALEMANHA - ERA CLÁSSICA


Compositor, filho de Johann Christoph Friedrich Bach (o “Bach de Bückeburg”) e o único neto de Johann Sebastian a ganhar fama como compositor. Não deve ser confundido com Wilhelm Friedemann Bach, seu tio, também compositor.

 

Wilhelm Friedrich Ernst recebeu formação musical de seu pai e de seu tio, Carl Philipp Emanuel Bach. Posteriormente foi para a Inglaterra, onde foi também orientado na música por outro tio, Johann Christian Bach. Permaneceu na Inglaterra por alguns anos antes de regressar à Alemanha. Foi Diretor Musical de Minden em 1786, e de 1788 até 1811 ocupou o mesmo cargo em Berlim com a bênção do Rei Frederico Guilherme II da Prússia.

 

Uma de suas mais notáveis composições foi o concerto para piano a seis mãos Das Dreyblatt. Ele o concebeu para ser executado por um homem bem grande sentado entre duas pequenas mulheres, sendo que o homem se ocuparia das partes externas do teclado, com seus braços por traz das mulheres, enquanto elas se ocupariam do centro do teclado. Aqui você encontra o vídeo desta composição.

 

Escreveu ainda várias sonatas para piano, lieder, concertos, sinfonias e suítes.




Leia também:


A FAMÍLIA BACH