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Os mais famosos compositores da linha do tempo

STRAUSS, RICHARD (1864-1949)

Última modificação : Sexta, 31 Outubro 2014 18:11



ALEMÃO – ERA ROMÂNTICA – 189 OBRAS

 

Richard Strauss começou sua carreira compondo lieder e poemas sinfônicos e a encerrou como o maior compositor da ópera da época. Sua trajetória, que raramente escapou à controvérsia, atravessou os últimos dias do Império Austríaco e o período inteiro da Alemanha nazista, com a qual o compositor permitiu envolver-se. As obras-primas de Strauss são seus poemas sinfônicos, seu lieder e as grandes óperas.


 

Vida. Compositor alemão, nasceu em Munique a 11 de junho de 1864 e morreu em Garmisch a 8 de setembro de 1949. Sua educação musical foi clássica e, como dirigente em Meiningen (1885), ainda era adepto de Brahms. De repente converteu-se, tornando-se discípulo e herdeiro de Wagner. Foi,  entre 1886-1889 e 1894-1899, dirigente em Munique, depois (1899-1910) diretor geral de música em Berlim. Seus sucessos são, agora, internacionais. Em 1919 é nomeado diretor da Ópera de Viena (até 1924). Os últimos anos de sua vida forma obscurecidos pelo nazismo e pela guerra.

 

Estilo. Na sala de concertos e na ópera, Strauss fez música de programa, levando até as última conseqüências a imitação de ruídos à maneira de Berlioz. Suas artes de orquestração são magistrais e até hoje insuperadas; sua música é extremamente sensual, “embriaga”. Strauss foi homem de alta cultura literária e filosófica, mas suas tentativas de traduzir tudo isso em linguagem musical têm algo de lúdico. A partir de 1910 realizou uma transformação, fazendo música mozartiana, adotando o estilo do séc.XVIII sem renunciar às complicadas técnicas wagnerianas.

 

Obras de mocidade. Strauss escreveu na mocidade várias obras camerísticas, em estilo clássico, que hoje são executadas, ocasionalmente, por serem de Strauss. Mas são muito importantes seus Lieder, pós-românticos, cuja tensão dramática revela o operista.

 

Poemas sinfônicos. Strauss é o maior mestre do gênero do poema sinfônico, depois de Berlioz e Liszt. Grande foi o êxito de Also sprach Zarathustra (1896; Assim falou Zaratustra).

 

Óperas.  Depois de duas tentativas sem sucesso, escreveu a ópera Salomé (1905), pondo em música o texto integral da peça de Wilde (em tradução alemã): é uma obra-prima de decadentismo extremamente requintado. Em estilo semelhante escreveu-lhe o poeta austríaco Hugo Von Hofmannsthal o libreto de Elektra (1909), que alguns consideram como a maior obra de Strauss. Hofmannsthal influenciou, também, a conversão de Strauss a Mozart, cujo fruto Der Rosenkavalier (1911; O Cavaleiro da rosa), é o maior sucesso da arte operística no séc.XX. Essas três óperas pertencem ao repertório permanente.

 

 


Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional.