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Os mais famosos compositores da linha do tempo

PAGANINI, NICOLÒ (1782-1840)

Última modificação : Segunda, 29 Dezembro 2014 17:48



ITÁLIA - ERA ROMÂNTICA - C.250 OBRAS

(Gênova, 27 de outubro de 1782 – Nice, 27 de maio de 1840)


 

O domínio total do violino, o carisma demoníaco e a música pessoal de Paganini criaram o modelo para o virtuose romântico. A maior parte de sua música imaginativa e elaborada, incluindo um vasto corpo de obras de câmara, é raramente apreciada atualmente. Contudo, ele estimulou uma geração de compositores - entre eles Liszt, Chopin e Schumann - a usar a técnica instrumental como elemento expressivo essencial de sua música.

 

Compositor e violinista italiano que revolucionou a arte de tocar violino, e deixou a sua marca como um dos pilares da moderna técnica desse instrumento. O seu Caprice em Lá menor, Op. 1 No. 24 está entre suas composições mais conhecidas, e serve de inspiração para outros proeminentes artistas como Johannes Brahms e Sergei Rachmaninoff.

 

Quando criança era constantemente obrigado pelo próprio pai a estudar violino, por horas a fio, sob ameaça de castigos severos. Quando tinha nove anos de idade foi para Parma a fim de estudar com o famoso violinista Alessandro Rolla. E, após ter executado o mais recente concerto de Rolla à primeira vista, o velho mestre aconselhou-o a continuar os seus estudos em composição: "Nada tenho a lhe ensinar, meu menino, vá e procure Ferdinando Paër". Em seus primeiros concertos públicos foi logo considerado uma criança prodígio.

 

Após libertar-se da custodia do pai-déspota, começou carreira como virtuoso do violino, em toda a Itália. Ficou famoso também pelo seu estilo de vida rebelde, frequentemente gastando todo o seu dinheiro em jogos e diversões noturnas. Durante os anos de 1800-1805 desapareceu completamente da vida pública. Uma lenda muito propagada conta que passou estes anos na prisão (sic).

 

Embora, no início de sua vida profissional desse os seus concertos apenas na Itália, sua fama como violinista-virtuoso logo espalhou-se por toda Europa. Só em 1828 saiu da Itália para uma viagem de concertos no estrangeiro. Apresentou-se na Áustria, Alemanha e França entre outros países, sempre com grande sucesso. Chopin, Schubert e Schumann estavam na audiência de alguns destes concertos e, parecem ter ficado maravilhados com a sua execução ao violino.

 

É desnecessário dizer que a maioria das obras de Paganini foram escritas para violino. Conquanto diversas obras para violino e orquestra possam fazer parte das suas peças, o violinista somente compôs cinco verdadeiros concertos para o instrumento. O primeiro pode provavelmente ser datado de 1817. Em todas as apreciações, cartas e outras fontes contemporâneas aparece o testemunho de como as plateias e os críticos reagiram à execução deste "violinista diabólico". E até hoje ele ainda aparece como um exemplo clássico da execução "virtuosística" ao violino.

 

Os últimos anos da sua vida foram passados em Nice. Apesar de muito rico, ficou doente de tuberculose e quase não podia falar.

 

O estilo de vida de Niccolò Paganini e a sua aparência mefistofélica deram origem a historias de que o seu virtuosismo era devido a um pacto com o demônio. É mais provável que ele fosse portador de uma doença, a Síndrome de Marfan, cujos sintomas típicos são os dedos particularmente compridos e magros.

 

Na história dos intérpretes do violino os pontos de referência mais importantes podem ser encontrados a partir do século dezessete. Por um lado isso é coerente com a origem do que hoje em dia é considerado um "verdadeiro" violino e, por outro com o desenvolvimento da legítima música instrumental na qual a virtuosidade se tornou um elemento cada vez mais importante.

 

Ainda que em séculos anteriores diversos instrumentos de cordas tivessem sido conhecidos - tais como o árabe redab e o violino medieval - o violino com quatro cordas não se transformou em padrão antes que o estilo barroco viesse a surgir na Itália. Com o novo idioma o estilo do instrumental concertante veio a florescer, embora tivesse havido definitivamente obras instrumentais anteriores, elas tinham sido baseadas principalmente nos modelos vocais e o verdadeiro estilo virtuoso de execução desenvolveu-se durante o período no qual o princípio concertante estava se tornando gradualmente mais importante. Os compositores mais importantes para o instrumento no século dezessete e na primeira parte do século dezoito foram italianos, tais como Marini, Corelli, Vivaldi e Tartini. Só gradualmente é que outros países começaram a desempenhar algum papel, por exemplo, com Leopold Mozart (pai de Wolfgang Amadeus Mozart) que foi não somente um músico talentoso como também publicou um dos mais influentes métodos, na época, para a execução do instrumento.

 

Sendo um dos primeiros instrumentistas do romantismo musical, Paganini mostrou a pianistas do quilate de Franz Liszt uma nova forma tocar, explorando a técnica e a virtuosidade de um instrumento.

 

 

PAGANINI – O FENÔMENO DO VIRTUOSISMO

Com a chegada do Romantismo, apareceu o Virtuosismo (1830 a 1840), fenômeno que coincidiu com o aparecimento de uma série de músicos de renome, possuidores de uma técnica excepcional. Foi nessa época que surgiu uma nova classe burguesa em ascensão, cada vez mais culta, e que freqüentava e apreciava a arte em geral.A reduzida preparação estética do público burguês, representava um terreno fértil para o aparecimento de instrumentistas cujas principais virtudes eram a espetacularidade e a exibição das suas impressionantes qualidades técnicas. Eram músicos prodigiosos e, muitas vezes, excêntricos.Como um bom exemplo desse fenômeno podemos citar Paganini.  



CURIOSIDADE

Começou a compor com 7 anos e deu seu primeiro concerto aos 8. Paganini tinha fama de ter influência do demônio, que o próprio músico – grande propagandista de si mesmo – tinha se encarregado de fomentar. Esse fato levou a igreja a negar-lhe sepultura em lugar sagrado.Em 1893, um violinista tcheco conseguiu autorização para exumar o corpo de Paganini, a fim de verificar se a configuração física dos seus dedos era normal, mas nada ficou comprovado. Durante várias décadas, a música de Paganini foi considerada inexecutável devido à dificuldade técnica que ela apresentava. Somente com o aperfeiçoamento da técnica dos instrumentistas, que se deu nos últimos 100 anos, é que foi possível a alguns violinistas enfrentarem o desafio quanto à execução de suas peças.    

 

 

 

Fontes: Deutsche Grammophon Collection – nº 9

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