ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

ZAMPRONHA, EDSON (1963)

Última modificação : Sexta, 17 Abril 2015 10:32



BRASIL – MÚSICA CONTEMPORÂNEA


EDSON ZAMPRONHA (Rio de Janeiro, 1963) recebeu  diversos prêmios, entre os quais se destacam dois prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o 6º Prêmio Sergio Motta, o mais importante prêmio em Arte e Tecnologia do Brasil, pela instalação Atrator Poético realizada com o Grupo SCIArts.



Edson Zampronha I

 

Sua obra oferece uma nova expressividade ao panorama da música clássica avançada: uma nova perspectiva que abre caminhos originais para a experiência musical e exploração sonora, unida a uma linguagem muito comunicativa com o público.

 

Tem recebido encomendas de diversos grupos e instituições, como do Museum für Angewandte Kunst, em Colônia (Alemanha); da Fundação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP (Brasil); da estilista María Lafuente para seus desfiles na Mercedes-Benz Fashion Week Madrid (Espanha) e da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.

 

Suas obras tem sido apresentadas em algumas das principais salas de concerto da música clássica e contemporânea, como no Auditório 400 do Museu Nacional Reina Sofía em Madri, no CBSO Centre de Birmingham, Inglaterra e na Sala São Paulo, Brasil.

 

Suas composições estão incluídas em três CDs totalmente dedicados às suas obras (S’io Esca Vivo, Sensibile e Modelagens), e em outros quinze CDs lançados por diferentes selos e instituições.

 

Como divulgador da música atual, ministrou inúmeros cursos e conferências como no Museu Reina Sofía em Madrid, na  Universidade de Birmingham, Inglaterra, e no Centro Cultural São Paulo, Brasil.

 

É Doutor em Comunicação e Semiótica – Artes – pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pesquisa de Pós-doutorado na Universidade de Helsinque (Finlândia). É Mestre em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ) e tem Graduação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É Professor consultor junto à Universidade Internacional Valenciana-VIU, Espanha.

 

É autor do livro Notação, Representação e Composição, e organizou, junto com a Professora  Dra. María de Lourdes Sekeff, a série de livros Arte e Cultura – Estudos Interdisciplinares (5 volumes).

 

Página web: www.zampronha.com

 

Crítica:

 

“Um dos mais originais compositores da atualidade”

Revista Bravo!

(São Paulo)

 

“Edson Zampronha é compositor de reconhecido prestígio internacional e um extraordinário comunicador”

Jornal ABC

(Espanha)

 

“A obra de Zampronha tem quebrado o circuito especializado e ganho espaços e audiências antes desconhecidos pelos compositores eruditos”

Revista Concerto

(São Paulo)

 

“Um dos principais compositores da nova geração erudita brasileira”

Jornal O Estado de São Paulo

(São Paulo)

 

 

 

CATÁLOGO DE OBRAS

 

 



 

Biografia e relação de obras enviadas ao Concertino pelo compositor.