ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

TINETTI, GILBERTO (1932)

Última modificação : Segunda, 05 Janeiro 2015 17:50



Pianista brasileiro, nascido em São Paulo, 06 de abril de 1932

 

“O mais bonito de tudo foi ver Gilberto Tinetti acolhido na melhor sala, pela melhor orquestra e pela melhor platéia da cidade...Tinetti é um  dos músicos de São  Paulo que dão  vida longa e lúcida a esta terra perpetuamente em transe.    No ano do  seu septuagésimo aniversário, ele continua tocando  como sempre,  com elegância, clareza,  fineza de espírito...Gilberto Tinetti recebeu na Sala São  Paulo uma aclamação mais do que justa por tantos anos  de entrega à cidade e à música.”   Arthur Nestrovski,  Folha de São Paulo, 31/8/02.




GilbertoTinetti FotoMarjorieSonnenschein1


Crédito da foto: Marjorie Sonnenschein

 


O nome de GILBERTO TINETTI ocupa lugar de especial destaque no panorama musical  brasileiro: pianista  de grande personalidade e reconhecidos méritos, sua carreira multifacetada vem se desenvolvendo  através de mais de quatro décadas  de  trabalho  intenso e continuado.

 

Nasceu em 1932, em São Paulo, onde iniciou seus estudos com a professora Josephina De Felice, passando a seguir a ser aluno do Prof.Hans Bruch. Graduou-se pela  Faculdade  de  Direito  da  USP em  1955.  Mais tarde, já em Paris, estudou com Magdalena Tagliaferro e na Alemanha, com Friedrich Wührer. Frequentou  os cursos de interpretação de Alfred Cortot. Em 1959, venceu o Concurso da Academia Internacional de Verão do Mozarteum de Salzburgo, Áustria. Desde então, tem se apresentado em vários países da Europa, América Latina e Estados Unidos. Realizou a primeira audição em Paris, do Concerto no.4 para piano e orquestra de Villa-Lobos (1970) e foi convidado para júri do Concurso de Música do Canadá (1977 e 1987).

 

No Brasil, apresenta-se regularmente como solista das principais orquestras, como recitalista e em concertos de música de câmara, tendo sido considerado pela crítica como um dos melhores cameristas brasileiros.

 

Com o Trio Brasileiro, formado em 1975 por Tinetti, Lehninger e Clis, gravou 5 LPs e 1 CD para os selos Philips e Eldorado. O CD que gravou com o cellista brasileiro Antonio Meneses foi considerado o melhor lançamento clássico de 1985. Em 2004, foi  lançado mais  um  CD  do Trio  Brasileiro,  desta  vez  para  o  selo Lami,  dedicado  ao  repertório brasileiro contemporâneo.

 

Desde 1961 vem exercendo importante papel na formação de jovens pianistas brasileiros. Foi professor e diretor artístico dos Seminários de Música Pró Arte de São Paulo. De 1980 a 2002, foi professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP. Nesses cinqüenta anos de trabalho  pedagógico, formou  várias gerações de pianistas  profissionais, muitos  deles  em  atividade no Brasil  e no exterior. Desde 1986, vem apresentando programas dedicados ao repertório pianístico, através da Rádio Cultura FM de São Paulo.

 

Em 1995 e 1996, tocou com êxito nos Estados Unidos e na Itália. Em 1997, recebeu da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, o Prêmio Carlos Gomes, na categoria “melhor solista instrumental”. Em 1998, foi-lhe conferido pelo Rotary Clube de São Paulo, o título de “personalidade do ano” em Música. Em 1999 voltou a receber o Prêmio Carlos Gomes, desta vez como pianista do Trio Brasileiro, considerado o “melhor grupo de câmara”. Em 2000,  atuou na França com o Trio Brasileiro.  Em  2005, o Prêmio  Carlos  Gomes  voltou  a  ser  conferido  ao  Trio  Brasileiro,  pelos  30  anos  de  atividades artísticas  ininterruptas.

 

Em  2012  comemorou  seu  80º  aniversário,  recebendo  diversas  homenagens  e  dando  prosseguimento  a  sua  carreira  multi-facetada.

 

 

Biografia e foto enviadas ao Portal Concertino pelo pianista.