ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Giuseppe Verdi e a Gastronomia

Última modificação : Sexta, 06 Fevereiro 2015 17:40




SPALLA DI SAN SECONDO

 

A origem da spalla di San Secondo está perdida nas brumas do tempo. O que se sabe é que esse tipo de salame, feito de carne de porco curtida, é produzido na Bassa Parmese, região de Parma. Leva o nome de uma cidadezinha – San Secondo – centro da produção da spalla no passado. A forma esférica, o corte cor de rosa e seu sabor suave e perfumado, o torna um produto único.


O compositor italiano Giuseppe Verdi (1813-1901), foi um verdadeiro apreciador desse salame e elaborou uma receita explicando a maneira de fazer esse prato deixando a carne tenra:

"Deixe a carne de molho em água morna por 12 horas para dessalgá-la. Coloque-a, então, em água fria e em seguida cozinhe em fogo baixo por 3 horas e meia. Para verificar se a carne já está no ponto, espete um palito.”


A festa de San Secondo é celebrada entre 28 de agosto e 02 de setembro. Nessa ocasião, a spalla é servida com “torta fritta” (uma mistura de água, farinha de trigo e sal; essa massa é frita em banha de porco para que fique crocante).