ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

LUCCA, SILVIA DE (1960)

Última modificação : Sexta, 18 Março 2016 15:37


 

 

SilviadeLucca I colorido

 



É Mestre em Artes pela ECA-USP e Especialista em Composição pelos Conservatórios de Zurique e Genebra.

 

Iniciou seus estudos musicais através do piano em 1968, concluindo sua formação pianística (Graduação Superior) em 1982, simultaneamente à formação em Psicologia.

 

Já aos 13 anos de idade dirigiu durante três anos uma bandinha infantil, com cerca de 30 crianças, às quais também lecionava teoria musical.

 

De 1983 a 1986 participou intensamente dos madrigais Collegium Musicum de São Paulo e Canto Vivo; sendo posteriormente auxiliar de regência dos corais Faap e Santo Américo.

 

Ao piano atuou durante anos como acompanhante de diversos instrumentistas, cantores e corais, e em diferentes conjuntos de câmara.

 

Participou como violista em orquestras jovens, incluindo a Orquestra Sinfônica Jovem do Litoral.

 

Ainda como estudante participou dos Festivais de Música de Brasília, Campos do Jordão, Curitiba, Londrina e Teresópolis, e de Encontros de Orquestras Jovens em Tatuí.

 

Na composição foi orientada por Schnoremberg, Kelly, Santoro, Ficarelli, Escobar no Brasil, e Lehmann e Balissat no exterior.

 

De 1989 a 1993 residiu em Zurique e Genebra, onde se especializou em Composição nos Conservatórios das respetivas cidades. Desde então suas obras tem sido apresentadas regularmente, além de receber constantes solicitações e encomendas de novas composições, no país e no exterior. 

 

Seu catálogo de composições conta com diversas obras para diferentes formações instrumentais: solos, câmara, orquestra de cordas e sinfônica.

 

Em Zurique (1990) e em São Paulo (1996, 2010 e 2014) foram realizados concertos totalmente dedicados às suas obras. 

 

Como compositora participou ainda de diversos eventos musicais, tais como:

.  Festivais Música Nova - São Paulo, Ribeirão Preto e Santos;

.  Bienais de Música Brasileira Contemporânea - Rio de Janeiro;

.  Encontro de Compositores Latino-Americano - Porto Alegre;

.  Encontro Latino-americano de Compositores e Intérpretes - Belo Horizonte;

.  Festival SG-2003 - Suíça;

.  Juni-Festwochen Zürich - Suíça;

.  Festivais Internacionais de Mulheres Compositoras - São Paulo e Poços de Caldas;

.  Festival de Inverno de Campos do Jordão;

.  Seminário "A Mulher na Música' - Rio de Janeiro;

.  1ª Semana da Música” FIAM-FAAM - São Paulo. 

 

Foi coordenadora e membro do júri do Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri nas versões 2003, 2005 e 2007, bem como jurada da versão 2013 e de outros concursos de interpretação e criação musicais, tais como o Carnaval São Paulo (1995), o Projeto Nascente - USP (2002 e 2006), o Prêmio Carlos Gomes (2009, 2010, 2011), o Prelúdio - Televisão Cultura de São Paulo (2010) e o ProAC - Música Erudita, da Secretaria de Estado da Cultura de SP (2012 e 2013).

 

Atualmente dedica-se à composição, às atividades como docente em algumas disciplinas musicais e ao seu projeto “Eu adoro música, mas não entendo nada!”, ministrado desde 1992 com diferentes nomes, em diferentes instituições, destinado ao grande público interessado em conhecimento musical e desenvolvimento da escuta. Cujo interesse serviu também à pesquisa que realizou na Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, intitulada: “O produto musical nas rádios brasileiras e aspectos de sua influência - um panorama atual paulistano”.

 

Na contramão da padronização cultural gerada pelas leis de mercado, e consequente estandardização do referencial musical, dedica-se à valorização das diferentes culturas e do indivíduo por meio de elaboração, realização e orientação de projetos e manifestações sócio-educativo-musicais, como sua participação no grupo gestor do movimento nacional Quero Educação Musical na Escola. 

 

Devido a essas atividades tem dado cursos livres, palestras, escrito artigos, participado de entrevistas, mesas redondas, grupos de estudo, simpósios, fóruns, associações, etc.


 


Biografia e foto enviadas ao Concertino pela compositora.