ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Clássicos que você já ouviu, mas pode não saber de onde vieram

Última modificação : Quarta, 29 Agosto 2018 14:13


 


A cada ano surgem fenômenos musicais que ganham horas de execução nas rádios e fazem grande sucesso entre o público. Essas canções, no entanto, têm impacto efêmero na mente das pessoas e são esquecidas após um período, sendo substituídas por novas atrações. Já outras músicas ficam marcadas para sempre na história. É o que acontece com alguns clássicos presentes no dia a dia até mesmo de pessoas que torcem o nariz ao ouvir falar do gênero. 


 

 

MOZART EM BRILHA, BRILHA, ESTRELINHA 

Twinkle, Twinkle Little Star (nossa “Brilha, Brilha, Estrelinha”) está na ponta da língua da maioria dos falantes de inglês. A melodia, que também ficou famosa por ser a "música do alfabeto", teve doze variações compostas por Wolfgang Amadeus Mozart baseada na canção infantil francesa "Ah! Vous dirai-je, Maman". Cinquenta anos mais tarde, um editor musical americano chamado Charles Bradlee adicionou à composição uma letra útil e de fácil lembrança: A, B, C, D, E, F... O alfabeto!

 

Confira as 12 variações de Mozart: https://youtu.be/xyhxeo6zLAM

 

Saiba mais sobre Mozart: http://bit.ly/1vx1Wge


 

BEETHOVEN E O CAMINHÃO DE GÁS

Für Elise, de Beethoven, é usada na maioria das cidades como jingle de companhias que entregam botijões de gás. Já foi tema de um comercial do Mc Donalds, além de servir como toque de espera em ligações de telemarketing e é a famosa canção das caixinhas de música. Uma versão encantadora foi divulgada. Nela, Robert Tiso, conhecido por realizar concertos usando taças como instrumento, reproduz a obra de Beethoven em sua harpa de vidro.

 

Confira: http://bit.ly/T6xhoM

 

Saiba mais sobre Für Elise


 

A MARCHA NUPCIAL DE MENDELSSOHN

Uma das obras mais conhecidas de Felix Mendelssohn é, sem dúvida, a "Marcha Nupcial". Composta em 1842 e incluída na trilha sonora de “Sonho de uma noite de verão” é, até hoje, presença confirmada no início e no final das cerimônias de casamento em todo o mundo.  Não era popular nos casamentos até ser selecionada para o enlace do príncipe Albert. Apesar de existirem outras marchas nupciais, como a de Mozart e a de Wagner, a marcha nupcial de Mendelssohn é até hoje uma das músicas mais usadas nos eventos matrimoniais.

 

Confira: http://bit.ly/LL971G

Saiba mais sobre Mendelssohn



BRAHMS COMO CANÇÃO DE NINAR

A canção de ninar de Johannes Brahms é a quarta da obra 5 Lieder, Opus 49. A música que tem como nome original “Guten Abend, gute Nacht” ficou conhecida como a tradicional canção de ninar para crianças. A obra, escrita basicamente para celebrar o nascimento do filho de uma amiga de Brahms, Bertha Faber, também ficou associada ao sono em diversos desenhos animados.

 

Confira a canção: http://bit.ly/Mikr1R

 

Saiba mais sobre Johannes Brahms