ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Homenagem ao Theatro Municipal de São Paulo

Última modificação : Quinta, 12 Fevereiro 2015 16:50


 

 

São Paulo tinha cerca de 240 mil habitantes quando seus teatros já não comportavam a busca por cultura na capital. Em 12 de setembro de 1911 a cidade inaugurou o luxuoso Theatro Municipal com encenação da ópera Hamlet. Transformado em um dos mais famosos cartões postais de São Paulo, o Theatro Municipal faz parte do Patrimônio Histórico da cidade, além de ser considerado um dos palcos de maior respeito no país, tendo abrigado apresentações dramáticas e óperas de grandes nomes nacionais e internacionais.

 


MARILENA ANSALDI

 

Marilena Ansaldi foi a primeira bailarina do Theatro Municipal de São Paulo e precursora da dança-teatro no Brasil. Foi uma das fundadoras do Balé de Câmara do Estado de São Paulo e estudou durante três anos no Balé Bolshoi, em Moscou. Em 1975 orientou sua carreira para o teatro-dança autoral. O caráter inovador e a qualidade artística de suas obras renderam prêmios como APCA, Molière e Governador do Estado de São Paulo. Seus trabalhos baseiam-se em autores como Wilhelm Reich, Clarice Lispector e Heiner Muller.

 

Entrevista com Marilena Ansaldi: http://bit.ly/Onrkpi

 

 

ELLA FITZGERALD

 

Desde a sua inauguração até os dias de hoje, o Theatro Municipal foi palco de artistas famosos nacionais e internacionais, bailarinas e atrizes consagradas. Uma apresentação que marcou o ano de 1971 foi quando, em 16 de junho, Ella Fitzgerald, uma das cantoras de maior personalidade que o jazz já teve, se apresentou no palco do Theatro Municipal. Atormentada por problemas de saúde, Ella fez sua última gravação em 1991, e sua última apresentação ao vivo em 1993.

 

Ella Fitzgerald interpreta Garota de Ipanema: http://youtu.be/MZjLz6o7uZM



FÁBIO ARMILIATO

 

O Tenor italiano Fábio Armiliato cantou com sua esposa no Theatro Municipal no último dia 2. O artista atuou no filme “Para Roma com amor”, de Woody Allen, interpretando o dono de uma funerária que só consegue cantar bem no chuveiro. Na maior parte das cenas em que Fábio aparece, canta debaixo d’água (inclusive nas grandes salas de concerto é preciso improvisar um chuveirinho temporário para que a cantoria se desenrole). No Theatro Municipal Fabio interpretou (sem chuveiro!), obras de compositores italianos como Verdi e Puccini.

 

Fábio Armiliato interpreta La Traviata no TMSP: http://bit.ly/SgX6Qe

 


MUSEU DO THEATRO MUNICIPAL

 

Quer saber tudo sobre o Theatro Municipal? Visite o Museu de terça a domingo, das 10 às 18 horas. No acervo você encontra arquivos fotográficos e documentais sobre espetáculos e eventos que marcaram a história do local, além de recortes de jornais e revistas de época destinados a preservar objetos e reportagens que compõe a trajetória do teatro.

 


Continue lendo sobre o Theatro Municipal de São Paulo