ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Música Clássica em anúncios publicitários, A

Última modificação : Quinta, 08 Setembro 2016 14:25


 

 

McDonalds | Beethoven

 

O McDonalds divulgou, em 1986, um comercial que mostrava uma garotinha em um recital de piano. Para facilitar a execução, a menina teve a ideia de cantar pensando no McDonalds. A canção interpretada era “Für Elise”, de Beethoven. Com uma letra que dizia “eu queria estar lá em vez de aqui tocando essa música, assim eu teria um shake de chocolate grande, um cheeseburger e também batatas fritas”, o recital foi executado perfeitamente.

 

Hoje, a melodia é usada na maioria das cidades como jingle de companhias que entregam botijões de gás, além de servir como toque de espera em ligações de telemarketing.

 

“Um bom momento para o delicioso sabor do McDonald's”: http://bit.ly/Nl44lv

 


Indústria de resinas | Antônio Carlos Jobim

 

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, lançou uma campanha publicitária para comemorar seu décimo aniversário. Como trilha, a música “Wave”, de Antônio Carlos Jobim, foi escolhida para ser tocada por uma orquestra de integrantes da própria Braskem.

 

O objetivo da campanha é convidar pessoas a postarem vídeos interpretando a canção no site da empresa, seja tocando ou cantando. A cada dez vídeos postados, a empresa doa um instrumento musical para o programa Neojiba, formado por núcleos estaduais de orquestras juvenis e infantis da Bahia.

 

Braskem - É impossível ser feliz sozinho: http://bit.ly/NgZOta

 


Posto de Gasolina | Beethoven

 

A campanha “De hora em hora” dos Postos Galp registrou o maior número de participações em promoções do Grupo Galp. Todos os dias, de hora em hora (entre as 8 e 24h) alguém ganhava combustível grátis até ao final do ano de 2011. Para o vídeo, a trilha sonora escolhida foi a Sinfonia nº9 - Ode to Joy, de Beethoven.

 

"De hora em hora o ano de alguém melhora”: http://bit.ly/Rf6lnp

 


Óleo de cozinha | Mozart

 

As campanhas dos óleos “Fula” são reconhecidas em Portugal pela criatividade e autenticidade das propagandas. Nunca mencionam outras marcas ou apostam nas características negativas dos outros fornecedores. A proposta desse vídeo, por exemplo, é apenas anunciar o novo óleo de cozinha que reduz o cheiro de fritura. O diferencial foi a trilha escolhida: um trecho do dueto de Papageno e Papagena, da ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart.

 

O plano frontal do anúncio retrata exatamente o sentido da música de Mozart, pois coloca frente a frente duas pessoas (o ator no anúncio e o espectador em casa). No dueto da Flauta Mágica, Papageno e Papagena também são apresentados frente a frente e muito próximos entre si.

 

Óleo Fula – Para quem ama os fritos, mas odeia o cheiro: http://bit.ly/Sn0Pix


 

Galaxy Note | Beethoven

 

A Samsung precisava de um anúncio que simultaneamente promovesse o Galaxy Note e seu patrocínio das próximas Olimpíadas. A ideia foi genial: o jogador David Beckham precisa fazer a sequência de chutes que lhe fora apresentada em um Galaxy Note. A parede da sala é, na verdade, uma bateria gigante composta por tambores que ao receberem as bolas atingem um som familiar.

 

A canção que ouvimos é Ode to Joy, de Beethoven. Apesar de irreconhecível no começo, aos poucos o espectador vai relacionando a série de chutes ao tom da melodia. O anúncio inteligente conseguiu promover o smartphone, as habilidades naturais de Beckham e os laços da Samsung com os Jogos Olímpicos. A canção de Beethoven foi utilizada nas cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012.

 

Veja o comercial: http://youtu.be/HX6CFJNF1FI