ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Ensaio fotográfico dos instrumentos

Última modificação : Segunda, 04 Fevereiro 2019 14:40



A matéria prima do universo musical – o som – exige comunicação. Intervenções materiais foram desenvolvidas ao longo da história de acordo com a necessidade dos músicos: surgiram então os instrumentos musicais. O fotógrafo dinamarquês Nikolaj Lund levou alguns músicos com seus instrumentos para as ruas e captou imagens que mostram a música clássica no seu lado mais informal. Quebrando completamente o clima formal dos recitais com perspectivas e cenas incomuns, ele prova definitivamente que há um lugar para a música clássica fora do ambiente sério e muitas vezes elitista das apresentações nos grandes palcos.



Aqui você encontra algumas fotos do dinamarquês Nikolaj Lund



A seguir, você encontra alguns dos instrumentos retratados nas fotos:


CLARINETE

 

O clarinete é um instrumento de sopro com palheta simples e furo cilíndrico. Suas hastes metálicas ligadas às tampas alcançam furos onde os dedos não chegariam naturalmente. Conta-se que em 1778, Mozart, que viveu em uma época em que o clarinete era novidade, escreveu uma carta ao seu pai após a audição de uma peça e disse: "ah, se ao menos tivéssemos clarinetes...".

 

Assista “Clarinet Concerto in A - 1st mvt”, de Mozart, com a solista Sharon Kam: http://bit.ly/PiNKXU

 

Quer saber mais sobre clarinetes? Acesse aqui.



TROMBONE

 

O trombone é um aerofone da família dos metais, sendo mais grave que o trompete e mais agudo que a tuba. A técnica de execução para trombone tem sido influenciada pela revelação de extraordinários executantes do instrumento. Eles que, com grande leveza na execução melódica e grande agilidade no registro grave, criam seus efeitos e sonoridades próprias e contribuem para a expansão da paleta sonora do trombone.

 

Leia mais sobre o trombone: http://bit.ly/1LbPH3v


 

VIOLINO

 

O violino é um instrumento de cordas friccionáveis, feito de madeira. É o mais agudo do atual quarteto de cordas. Mas, você já se perguntou de onde vem as cordas do violino? Durante muito tempo todas as cordas musicais eram feitas de pura tripa de carneiro. No século XVI as cordas mais graves passaram a ter revestimento em fios de prata para aumentar a massa. Cordas de tripa são conhecidas por serem quentes e ricas em sons com overtones complexos. Diferentes tensões desse tipo de corda podem mudar a qualidade e a força do tom drasticamente.

 

Gosta de violinos? Saiba tudo sobre esse instrumento acessando aqui.


 

VIOLONCELO

 

Com cordas friccionáveis e da família do violino, a sonoridade do violoncelo é mais ampla e grave e as proporções são consideravelmente maiores. Sua sonoridade é considerada bastante expressiva, sendo conhecido como o "rei" dos instrumentos de cordas.


Leia a história do violoncelo acessando este link.

 



Saiba mais sobre o trabalho de Nikolaj Lung, acessando http://nikolajlund.com/