ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Novos talentos da Música Clássica, Os

Última modificação : Sábado, 14 Fevereiro 2015 18:37


 

 

Há quem pense que somente os antigos músicos, compositores ou maestros foram capazes de marcar a história. Há, também, quem diga que o universo da música clássica não forma celebridades. Selecionamos nomes que fugiram à regra e, seja em regência, instrumentos ou composição, destacaram-se no Brasil e no mundo pelas suas habilidades e sua dedicação à música clássica.

 


Lang Lang

 

Lang Lang começou a estudar piano aos 3 anos. Desde então passou a acumular prêmios: aos 5 anos ganhou o primeiro lugar na competição de piano de sua cidade natal e entrou para o Conservatório Central da China aos 9. Aos 11 ficou em primeiro lugar na 4ª Competição Internacional de Jovens Pianistas da Alemanha, mas foi em 1999 que conquistou fama internacional. Naquele ano Lang Lang executou, para substituir outro pianista, um concerto de Tchaikovsky no Festival Musical de Ravinia juntamente com a Orquestra Sinfônica de Chicago, regida por Zubin Mehta. Foi como pegar carona em um foguete: a carreira Lang Lang disparou. Hoje, seus álbuns estão entre os mais vendidos nas prateleiras da música clássica e o jovem pianista se apresenta nos palcos mais importantes do mundo inteiro.

 

Confira Lang Lang executando o Etudé "Ocean", de Chopin: http://bit.ly/Qs0ObR

 


Yuri de Azevedo

 

Você já deve ter ouvido falar de Yuri de Azevedo. O jovem maestro de apenas 20 anos foi o vencedor do prêmio Eleazar de Carvalho no 43º Festival de Inverno de Campos do Jordão - considerado o maior de música erudita – e veio até São Paulo para reger a OSESP residente. Aluno de regência do NEOJIBA desde 2007, Yuri rege regularmente a Orquestra Castro Alves. O jovem, aprovado esse ano na Haute Ecole de Musique de Genève, na Suíça, já foi bem longe de Cabula, sua cidade natal em Salvador. Yuri esteve nos Estados Unidos e teve a oportunidade de reger a Orquestra Sinfônica de Miami.

 

Confira: http://bit.ly/RQciVH

 

Fabio Martino

 

Fabio Martino recebeu convite para vários concertos, incluindo apresentações com a Orquestra Sinfônica de Des Moines e recitais em Fresno, Miami, Berlim, Munique e Hamburgo. O rapaz, que iniciou seus estudos aos cinco anos, ingressou na Universidade de Música de Karlsruhe, Alemanha, em 2008 e integra, desde 2009, o quadro de jovens solistas do Keyboard Charitable Trust. No Brasil, o jovem pianista foi solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, OSESP, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, OSUSP, sem contar a Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra da TV Cultura e Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera.

 

Confira o 2º Concurso Internacional BNDES de Piano, 2010: http://bit.ly/RRnHEl

 


Pablo Rossi

 

Pablo Rossi começou a estudar cedo, com 6 anos de idade, em Santa Catarina. Mudou-se para a Rússia, onde concluiu seu mestrado em piano no Conservatório Tchaikovsky de Moscou – um dos principais centros de estudo de música clássica no mundo. Pablo venceu o 1º Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, em 2003, e, com seu piano, foi solista da Orquestra de Câmara do Kremlin, Orquestra Sinfônica de Kirov e OSESP, sem contar as Orquestras Sinfônicas do Paraná, Santa Catarina, Ribeirão Preto, Sergipe e Salvador.  Pablo gravou seu primeiro CD aos 11 anos de idade, com obras de Chopin, Bartók, Schumann, Tchaikovsky, Rachmaninoff, Shostakovich e Nepomuceno. Em 2008 lançou o CD “Pablo Rossi – Live at Steinway Hall”, com obras de Mozart, Villa-Lobos, Prokofiev e Chopin – gravado ao vivo em Londres.

 

Confira a apresentação de Pablo Rossi no 43º Festival de Inverno Campos do Jordão: http://bit.ly/TuOh5P