ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Editoras investem em biografias de compositores clássicos

Última modificação : Segunda, 26 Janeiro 2015 16:26


 

 

A descoberta de documentos biográficos auxilia na criação de grandes obras que desvendam mistérios e nos deixam a par da vida de nossos ídolos. As editoras investem cada vez mais em biografias porque um novo detalhe sempre é revelado e atrai o interesse do público. Selecionamos alguns livros que se destacaram nas prateleiras e homenagearam grandes nomes da música clássica.



Beethoven, O Compositor Universal - Edmund Morris



Beethoven

 


A vida de Beethoven é um prato cheio para gerar adaptações de livros e filmes. O compositor tinha vários motivos para evitar sua carreira musical: quando jovem, seu pai alcoólatra o obrigava a levantar de madrugada para tocar piano e estudar horas seguidas de música. Passada a fase adulta, Beethoven sofreu com uma surdez progressiva e incurável (a qual tentou desesperadamente manter em segredo).

 

Apesar de tantos motivos para fugir, Beethoven venceu os pretextos e se tornou um dos maiores nomes da música clássica. Edmund Morris, autor de três biografias best-sellers sobre presidentes e um admirador eterno de Beethoven, escreveu “Beethoven - O Compositor Universal”, um livro que retrata a vida conturbada do músico, incluindo sua carreira, seus relacionamentos e suas principais obras.

 

Para ler a biografia do compositor, acesse nosso portal: http://bit.ly/SzH5Jj




Chopin em Paris - Tad Szulc



Chopin

 


Cercada por arte, literatura e música, Paris influenciou nas obras de todos os artistas que por ali passaram. Sabe-se que a partir de Paris Chopin ganhou fama e dinheiro, além de se vestir melhor e adquirir bens.  Baseado em documentos, correspondências e diários que foram pouco divulgados até hoje, o livro “Chopin em Paris”, de Tad Szulc, revela fatos da vida do compositor em um momento de esplendor cultural.

 

Para ler a biografia do compositor, acesse nosso portal: http://bit.ly/PlyHOI




Meu nome é Mozart - Meritxell Marti & Xavier Salomó



Mozart

 


Em 35 anos de vida, o austríaco W. A. Mozart escreveu cerca de 626 composições que o transformaram em um dos maiores músicos da história. O garoto prodígio se apresentava por toda a Europa aos seis anos e aos 14 já fazia parte de uma filarmônica. Dedicou, assim, toda sua vida à música. 

Com uma linguagem simples e acessível para crianças, "Meu nome é Mozart" conta a vida e trajetória do compositor que teve muitas de suas óperas consideradas obras-primas. O livro faz parte de uma coleção da Publifolha que homenageia grandes nomes e são escritos em primeira pessoa - os próprios personagens narram suas histórias.

 

Para ler a biografia do compositor, acesse nosso portal: http://bit.ly/UKOWTH

 



Tchaikovsky - Alexander Poznansk



Tchaikovsky

 


George Ermakoff decidiu cruzar o planeta e trazer de Moscou a maior e mais detalhada biografia já escrita sobre Tchaikovsky. Com 900 páginas e mais de 400 fotografias, o livro “Piotr Tchaikovsky” chega às livrarias brasileiras como resultado de 30 anos de pesquisa do historiador Alexander Poznansky e traz à tona pelo menos duas grandes novidades em relação ao autor: explicita a homossexualidade do russo e derruba o mito de seu suposto suicídio. O livro é integralmente baseado em cartas, relatos familiares e documentos que até pouco tempo eram mantidos sobre sigilo pelo governo soviético.

 

Para ler a biografia do compositor, acesse nosso portal: http://bit.ly/TspXri