ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Trilha de games é novo mercado para música clássica

Última modificação : Terça, 17 Fevereiro 2015 12:23




O setor de jogos, que está aprimorando suas histórias, conta com um novo desafio: inserir música clássica na trilha sonora e provar a maturidade do mundo dos games. Sabemos que as composições intensificam as emoções e criam dilemas morais dentro dos enredos, além disso, nesse universo surreal a música também reflete os resultados em cada fase do jogo. O cuidado extremo dedicado às trilhas sonoras é evidente pela qualidade impressionante de muitas composições, fazendo com que mais pessoas apreciem música clássica.


 

 

Dark Castle | J. S. Bach

 

Dark Castle foi lançado em 1986. Programado por Jonathan Gay e ilustrado por Mark Pierce, o jogo mostra um jovem herói tentando fazer o seu caminho dentro do castelo, evitando objetos e resolvendo enigmas ocasionais. Na trilha sonora podemos ouvir “Tocata e Fuga em Ré Menor” de Johann Sebastian Bach. A obra, composta entre 1703 e 1707, é um dos trabalhos mais famosos do repertório de órgão e é usada em vários filmes.

 

Confira: http://bit.ly/VNCJMS


 

Sexy Parodius | W. A. Mozart

 

Sexy Parodius é a quinta edição da série Parodius produzida pela Konami. Como o próprio nome já sugere, é uma paródia que reune personagens e elementos de antigos e tradicionais jogos da Konami. Na trilha sonora, uma versão digital da Sinfonia nº 40 de Wolfgang Amadeus Mozart agita a telinha dos jogadores. Mozart compôs essa obra em 1788. Sua composição se deu em meio a um período excepcionalmente produtivo. Naquela semana Mozart também terminou as sinfonias nº 39 e 41.

 

Confira: http://bit.ly/R8JVU3


 

Earthworm Jim 2 | L. V. Beethoven

 

Um dos jogos da série Earthworm é “Earthworm Jim 2”. Este jogo conta a história de Jim, uma minhoca com diversos poderes e uma arma laser que, entre suas munições, dispara desde tiros até tortas. Com este enredo maluco, “Earthworm Jim 2” fez sucesso nos consoles SEGA (empresa desenvolvedora de software e hardware para videogames), Nintendo e Sony na década de 90. Na trilha sonora podemos ouvir o primeiro movimento da “Sonata ao Luar” de Ludwig van Beethoven. A obra, que só recebeu seu famoso apelido muitos anos depois da morte de Beethoven, serviu de tema para inúmeros filmes.

 

Confira: http://bit.ly/YJLWch

 


BioShock | P. I. Tchaikovsky

 

“BioShock” já ganhou diversos prêmios. Entre eles, melhor jogo de ação/aventura, melhor design artístico e melhor trilha sonora de games. E não poderia ser diferente, já que estamos falando de “Valsa das Flores”, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky. O compositor teve várias de suas obras aclamadas em diversas capitais europeias. Realizou uma série de concertos internacionais e marcou a história da música clássica. “BioShock” teve excelente críticas positivas e está colocado como trigésimo melhor game na Game Rankings.

 

Confira: http://bit.ly/XdwU0f