ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Música Clássica usada em batalhas, A

Última modificação : Sábado, 14 Fevereiro 2015 17:55



 

A música é usada em conflitos desde a antiguidade. Nos campos de batalha, para orientar as tropas, tambores e cornetas já eram utilizados a fim de motivar os soldados. Inclusive, obras de alguns compositores clássicos fazem parte de um grande setlist elaborado com músicas de guerra. Já que a música funcionava como inspiração para o combate, os soldados utilizavam o rádio comunicador para que todos pudessem ouvir as mesmas músicas. Selecionamos quatro obras clássicas sobre guerra para comentar com você. 


 

Cavalgada das Valquírias | Wagner

 

Para uma batalha em Bagdá, soldados norte-americanos avançaram ao som da “Cavalgada das Valquírias”, de Wagner, tocado nos autofalantes de tanques. A Guerra do Iraque inspirou o diretor Francis Ford Coppola a criar uma inesquecível cena no filme “Apocalypse Now”, de 1979. A obra de Wagner, executada pela Orquestra Filarmônica de Viena, foi eternizada no cinema no momento do ataque de helicópteros a uma vila vietnamita.

 

Veja a cena do filme: http://youtu.be/L4YeApbVajs


 

Abertura 1812 | Tchaikovsky

 

A gloriosa música que toca em todo 4 de julho nos Estados Unidos é, na verdade, sobre uma batalha entre a Rússia e a França. A partitura original de “The Year 1812”, composição de Tchaikovsky, inclui 16 tiros de canhão entre os instrumentos e conta ainda com o som de “La Marseillaise”, hino nacional francês, para representar a resistência das tropas russas à invasão napoleônica na batalha de Borodino, em 1812.

 

Confira: http://youtu.be/-BbT0E990IQ

 

 

Marchas Militares | Sir Edward Elgar

 

Durante anos as Marchas Militares de Edward Elgar foram tocadas para motivar os exércitos britânicos. Formam um conjunto de marchas compostas para orquestra cujo nome da obra, “Marchas Militares de Pompa e Circunstância”, é inspirado no terceiro ato de “Otelo”, de Shakespeare.

 

Confira: http://bit.ly/UWhOWW

 

 

Vitória de Wellington | Beethoven

 

A Revolução Francesa uniu milhões de pessoas em nome da liberdade, igualdade e fraternidade. Beethoven, que dedicou sua 3ª Sinfonia ao herói Napoleão Bonaparte, viu, anos mais tarde, o jovem general do exército popular republicano se coroar Imperador. Beethoven, sentindo-se traído, compôs uma a sinfonia de batalha, a “Vitória de Wellington Op.91”, em comemoração à derrota das tropas napoleônicas.

 

Confira: http://youtu.be/3xc4Lyh0D2Y