ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Você já selecionou os livros que vai ler nas férias?

Última modificação : Terça, 17 Fevereiro 2015 14:00


 

 

A chegada das férias traz a oportunidade de organizar nosso tempo e dedicar nossa atenção às atividades que abrimos mão durante todo o ano. É uma época produtiva, em que podemos reciclar nosso conhecimento e preparar a mente para iniciar um novo ano. O Concertino indica cinco obras que vão encantar você.

 



48 variações sobre Bach


Variacoes Bach

 

Construído como uma partitura, o livro “48 variações sobre Bach” (Companhia das Letras) mostra as variações da imagem do compositor e da recepção de sua obra ao longo do tempo. Há um Bach religioso, ora luterano, ora pietista, ora místico, e há um Bach estético, ora matemático, ora simbólico, ora iluminista. O autor, Franz Rueb, cria uma composição simultaneamente livre, propiciando uma visão renovada sobre o universo de Johann Sebastian Bach.

 

Que tal ouvir música enquanto lê? http://youtu.be/vhvk9l2dNls 



A Música no Silêncio


AndreaBocelli

 

Enfrentar problemas visuais durante a infância e encarar uma cegueira definitiva aos 12 anos de idade exigiu muita força de vontade. Enfrentar os obstáculos com determinação, dar a volta por cima e se tornar um dos maiores tenores do mundo, acredite, exigiu ainda mais. O tenor italiano Andrea Bocelli comemora vinte anos de carreira em 2012, após mais de 70 milhões de discos vendidos e, para revelar os detalhes da sua luta pela vida, escreveu “A Música no Silêncio” (Editora Évora).

 

Que tal ouvir música enquanto lê? http://bit.ly/TBGiKM

 



Música e Política - A Nona de Beethoven


MusicaePolitica

 

“Música e Política - A Nona de Beethoven” (Editora Edusc) traz um estudo brilhante do percurso da última sinfonia de Beethoven desde sua primeira audição. O livro, escrito por Esteban Buch, mostra a recepção da obra nas diferentes partes do mundo, suas relações com várias ideologias, com o cinema e a queda do Muro de Berlim.

 

Já leu a história da Nona Sinfonia no Concertino? http://bit.ly/RVYXAr

 

Que tal ouvir música enquanto lê? http://youtu.be/7gfrsPY5Jt8


 


O Funeral de Chopin


FuneralChopin

 

Aos 21 anos Chopin fugiu da Polônia, ocupada pelos russos, para o exílio na França. Tendo se exibido em apenas dois concertos públicos em muitos anos, tornou-se um astro da sociedade parisiense e um pianista lendário nos salões da cidade. Dotado de genialidade e protegido pelo sucesso e pelo amor de George Sand, a mais famosa (e indigna) romancista da Europa, Chopin viu seus anos triunfais chegarem ao fim - menos de duas décadas após ter conquistado Paris, o compositor, na penúria, morria nos braços da filha afastada de Sand, Solange. 'O Funeral de Chopin' (Editora Planeta do Brasil) é a história desse desamparo fatal.

 

Que tal ouvir música enquanto lê? http://youtu.be/EB_OvCGkRMY

 



Mozart por trás da máscara


Mozartportrasmarcara

 

Mozart marcou a história como o eterno menino, o bobo genial, a criança cuja risada escandalosa ecoava pelos salões de música. Mas o que há de real nessa imagem? Em 'Mozart por trás da máscara' (Editora Planeta do Brasil), Lincoln Casas mergulha na personalidade mais complexa e enigmática da cultura ocidental. E o segredo profundo do gênio pode mudar a maneira de se ouvir suas sublimes e inesquecíveis composições. Mais do que uma delicada biografia fartamente documentada, este livro mostra o homem por trás da lenda.

 

Que tal ouvir música enquanto lê? http://youtu.be/l153UtpCKEI