ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Música Clássica nas estações de metrô

Última modificação : Sábado, 14 Fevereiro 2015 12:52


 

 

Você já parou para pensar quantas pessoas circulam por dia nas estações de metrô? Em todo o mundo, diversas linhas transportam homens, mulheres, idosos e crianças de um ponto a outro da cidade. Aqueles minutos dentro dos trens são rodeados por pensamentos que geram novas ideias e impedem nossa mente de relaxar. E se parássemos um pouco para ouvir música clássica ao vivo no metrô? Em vários lugares do mundo alguém já teve essa ideia! Reunimos alguns vídeos de apresentações com música clássica dentro das estações para compartilhar com você.

 

 

Metrô de Copenhague | Grieg

 

A Orquestra Filarmônica de Copenhague surpreendeu os passageiros do metrô da capital dinamarquesa com um inesperado concerto de música clássica a bordo de um dos trens em pleno horário de pico. Misturados entre os passageiros, os músicos apenas revelaram a sua identidade na hora de interpretar um movimento da peça "Peer Gynt", de Grieg, e foi gravada ao vivo pela rádio Radio Klassisk, como parte de uma campanha publicitária. Uma forma diferente e inspiradora de começar o dia!

Confira: 
http://bit.ly/QR6tvt



Filme “The Silence before Bach” | J.S.Bach

 

Johann Sebastian Bach era um gênio da matemática, além de ser uma figura excêntrica, e, assim como sua arte, difícil. Dizem que quem aprende a tocar Bach pode tocar qualquer outra música. O compositor era obstinado em combinar as melodias da música e, graças a sua técnica, dominou como ninguém a ciência da composição em prol da harmonia perfeita. Inspirado nisso, Pere Portabella dirigiu o filme “The Silence Before Bach" (2007).

 

Do filme surgiu um clipe de “Suite nº 1 in G major, BWV 1007”, gravado dentro de uma estação de metrô, veja: http://bit.ly/UnZhZQ


 

Metrô de Washington | Joshua Bell

 

Encostado numa parede da estação de metrô de Washington, um jovem violinista vestindo jeans, camiseta e boné tirou o violino de uma caixa e começou a tocar. Ao longo dos 43 minutos seguintes, enquanto o violinista executava seis peças clássicas, 1.097 pessoas passaram à sua frente. Cada um dos passantes precisava fazer uma escolha rápida: parar e escutar ou acelerar o passo e não perder tempo? Ninguém sabia, mas aquele rapaz perto da escada rolante era Joshua Bell - um dos melhores instrumentistas eruditos do mundo executando algumas das mais elegantes peças musicais, em um dos violinos mais valiosos de toda a história.

 

Confira: http://bit.ly/ZkM5pS 


 

Metrô de São Paulo | Villa Lobos

 

Parece que seria impossível acontecer em São Paulo, mas o Trenzinho Caipira (trecho da Bachianas Nº 2), de Villa-Lobos, foi executada na estação Barra Funda do metrô.

O compositor Heitor Villa-Lobos se tornou conhecido como um revolucionário por provocar o rompimento na tradicional música acadêmica no Brasil. Destacou-se por ter sido o principal responsável pela descoberta da linguagem brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do Modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista e incorporando às canções alguns elementos folclóricos, populares e indígenas. 

Confira a apresentação no metrô: 
http://bit.ly/TNWwgG




Metrô de Nova York | Mozart

 

Mozart é conhecido no meio musical como o garoto prodígio. Começou a estudar música aos quatro anos e, aos seis, fez sua primeira turnê. Vendo, em Mozart, o melhor exemplo a seguir, um garotinho foi encontrado no metrô de Nova York executando o Rondó alla Turca de Mozart.

 

Confira: http://bit.ly/UAso74