ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Beleza da Música Sacra, A

Última modificação : Terça, 07 Junho 2016 15:52


 

 

MISSA BREVIS | BACH

 

Para compositores do período clássico, uma missa “brevis” significava "de curta duração". Johann Sebastian Bach era um luterano músico de igreja que se dedicou à composição de música sacra em alemão. Ele escreveu mais de 200 cantatas para a liturgia, a maioria deles em Leipzig.

 

Confira a “Missa Brevis” BWV 235 de Bach: http://youtu.be/GLbc4e4Rj-E


 

MISSA BREVIS | MOZART

 

A Missa Brevis KV 194 de Wolfgang Amadeus Mozart provavelmente foi escrita em 1777. Suas principais obras sacras, as missas, seguem os princípios da escrita sinfônica, mas são compostas com grande variedade de forças, desde um simples quarteto vocal acompanhado pelo órgão, até peças que exigem uma grande orquestra, um grupo de solistas e um coro, que se combinam de múltiplas formas em estruturas de grande amplitude que podem ir além do uso litúrgico.

 

Confira a “Missa Brevis” KV 194 de Mozart: http://youtu.be/KNjp7XPIs0Q



STABAT MATER | ANTONIO VIVALDI

 

“Stabat Mater”, RV 621, do italiano Antonio Vivaldi, é uma canção sacra escrita por volta de 1727. O primeiro movimento de “Stabat Mater” foi usado, inclusive, na trilha sonora do filme "O Talentoso Mr. Ripley" (1999).

 

Confira “Stabat Mater” de Vivaldi: http://youtu.be/dGwvKU4_vaw


 

MISSA SOLEMNIS | BEETHOVEN


A “Missa Solemnis”, Op. 123 de Ludwig van Beethoven foi composta entre 1819-1823. Considerada uma das obras supremas do compositor, e, em conjunto com a Missa em si menor de Johann Sebastian Bach, é a mais importante missa do chamado “período da prática comum”. Infelizmente, não se tornou tão popular quanto suas sinfonias e sonatas.

 

Confira a “Missa Solemnis” Op. 123 de Beethoven: http://j.mp/Y3hTv6

 

 

REQUIEM | MOZART

 

O Requiem K. 626 é uma missa fúnebre de Wolfgang Amadeus Mozart composta em 1791. O Requiem foi sua última composição e talvez uma de suas melhores e mais famosas obras - não apenas pela música em si, mas também pela dúvida sobre qual parte da obra foi preparada por Mozart antes de sua morte.

 

Confira o “Requiem K.626” de Mozart: http://j.mp/XYBsXl