ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Música Clássica nos desenhos animados, A (Parte II)

Última modificação : Sábado, 14 Fevereiro 2015 17:39


 

 

Os desenhos animados mais antigos contam com uma trilha sonora recheada de músicas orquestradas. A combinação desses clássicos com o roteiro de desenho rendeu a criação de inesquecíveis episódios. Já fizemos uma lista com alguns deles e compartilhamos com você, agora chegou a hora de conferir novos episódios.

 

 

Pixie Picnic | Rossini

 

Em “Pixie Picnic”, os duendes da floresta estão em festa. Reunidos, eles tocam os instrumentos com objetos improvisados, como flores e ferros. De repente tudo se transforma em improviso: o saleiro e uma barba viram instrumentos musicais! As cenas acontecem ao som de “A abertura de La Gazza Ladra (O Roubo Magpie)”, obra de Gioachino Rossini, e todos os elementos dialogam com a canção.

 

Confira o episódio: http://youtu.be/kC0aJaeULCg


 

Concerto na Marra | Liszt

 

Nesse episódio, Pica-Pau é um afinador de pianos que se vê em meio a um roubo e é obrigado a continuar tocando a obra “Hungarian Rhapsody nº 2”, de Franz Liszt, porque o bandido exige. Curiosidade: o bandido chama Pica-Pau de Rachmaninoff (aos 02:25), fazendo referência a Sergei Rachmaninoff, um compositor, pianista e maestro russo!

 

Confira o episódio: http://youtu.be/34rdmJB7ATE

 

 

Miniaturas Musicais | Chopin

 

A série “Miniaturas Musicais” produzida pela Walter Lantz Productions, de 1946 a 1948, tem como base histórias orientadas por música, com a ação dos personagens acontecendo em sincronia com a música tocada durante a animação. A série foi completamente baseada em música clássica. Nesse episódio, Pica-Pau e Andy Panda fazem um concerto de Chopin para vários animais em um celeiro ao mesmo tempo em que lutam contra um incêndio causado por um bêbado. Sete obras de Chopin aparecem nesse desenho, entre elas, “Polonesa Militar Opus 40 nº1”, “Polonesa Heróica Opus 53” e ”Scherzo Opus 31 nº2”.

 

Confira o episódio: http://bit.ly/10DOCwH

 

 

Boids in the Hood | Wagner

 

Há quem diga que Richard Wagner, se tivesse vivido um século a mais, não escreveria somente óperas e sim trilhas sonoras de filmes devido à repercussão que teve sua “Cavalgada das Valquírias” no cinema mundial. Esse sucesso não foi diferente no mundo das animações – a 4ª temporada de “Animaniacs” traz um episódio chamado “Boids on the Hood” cuja trilha sonora conta com a obra de Wagner.

 

Confira o episódio: http://bit.ly/10wdwdC

 

 

Carmen Get It! | Bizet

 

“Carmen Get It!” foi o último desenho de Tom e Jerry antes da série ser vendida para a MGM. O episódio se passa no Metropolitan Opera House, onde a ópera Carmen, de Georges Bizet, está em cartaz. Ao longo do vídeo são feitas diversas referências à música clássica e a obra de Bizet permanece como trilha sonora durante toda a animação.

 

Confira o episódio: http://youtu.be/Kqkcn9KtKkI


 

O Coelho de Sevilha | Rossini

 

Uma paródia de “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini, é o tema do episódio “Pernalonga, O Coelho de Sevillha”. Não ficou tão conhecida como "Tony Figaro's”, paródia feita com o Pica-Pau, porque no final desse episódio há uma piada envolvendo casamento homossexual. Por este motivo, o DVD foi lançado com restrições paternas nos EUA.

 

Confira o episódio: http://youtu.be/XZxkRreeoWI


Aproveite e assista O Maestro  Pernalonga: http://youtu.be/m0lDv_KFW34

 




LEIA, TAMBÉM, A PARTE I