ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

BAGATELAS

Última modificação : Sábado, 26 Novembro 2016 16:12



LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770 – 1827)

ALEMÃO – ERA CLÁSSICA –398 OBRAS


Bagatela (bagattella, italiano) é um termo utilizado para designar algo de pouco valor ou de pouca importância. Em música, é usado para se referir a uma composição musical breve, de carater ligeiro e despretensioso, não sujeita a um plano formal concreto, normalmente para ser tocada ao piano. É típica do Romantismo.

 

As bagatelas de Ludwig van Beethoven  resumem a nova dimensão de autoconsciência de sua música, uma das tantas vertentes de exploração da ironia na primeira geração do romantismo. Bons exemplos dessa música torcida sobre si mesma são os três ciclos de "Bagatelas", op. 33, 119 e 126, que, a despeito do nome, não são ninharias.

 

Virtualmente qualquer coisa, aqui, serve à composição: escalas, arpejos, sequências harmônicas banais, um fragmento de melodia. A "composição" vira a arte de fazer música com esses achados e perdidos. E assim como a música transcende, nos momentos-chave, qualquer lembrança material de seus elementos, ela também faz com que retornem ao estado bruto, sem disfarce, ressaltando ainda mais o trabalho de fazer poesia do nada. As "Bagatelas", nesse sentido, são uma espécie de laboratório de composição, com resultados que vão da extravagância (como nas expectativas frustradas do "Allegro" Op. 33/5 ou na harmonia "absurda" das "Miniaturas" Op. 119/7, 8 e 10) à vagância sublime das "Miniaturas" Op. 126, últimas peças importantes para piano do compositor.

 


BAGATELAS, OP. 126:

Dedicadas a seu irmão Johann van Beethoven, foram publicadas somente no ano de 1825. Em uma nota seu editor Schott, Beethovem escreveu que as Bagatelas Opus 126 "são, provavelmente, o melhor que eu já escrevi".

 

É uma coletânea de seis pequenas peças:

Andante con moto, e Cantabile con piacevole , Sol Maior, 3/4 do tempo

Allegro , Sol menor, 2/4

Andante, Cantabile e grazioso , Mi bemol maior, 3/4

Presto , B menor, reduzir o tempo de

Quasi Allegretto , Sol maior, 6/8

Presto , reduzir o tempo de então, Andante con moto e amabile , 3/8. Mi bemol maior

 

Vídeo completo

 

 

BAGATELAS, OP.33:

As Sete Bagatelas, Op. 33 foram escritas em 1802:

Andante grazioso.  Allegretto, em Mi bemol maior

Scherzo. Allegro, em Dó maior

Allegretto, em Fá maior

Andante, em Lá maior

Allegro ma non troppo, em Dó maior

Allegretto quasi andante, em Ré maior

Presto, em Lá bemol maior

 

Vídeo completo