ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Nona Sinfonia de Beethoven em homenagem especial no Concertino

Última modificação : Sábado, 14 Fevereiro 2015 18:30


 

 

A Nona Sinfonia de Beethoven só foi finalizada em 1824, quando Beethoven já estava completamente surdo. Foi baseada no poema “Ode à Alegria” de Friedrich Schiller. A “Sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125, Coral” é a última sinfonia completa composta pelo compositor e é uma das obras mais conhecidas do repertório de Beethoven. Ao longo dos anos, ficou conhecida por suas aparições inusitadas em filmes, anúncios publicitários, desenhos animados, flash mobs, entre outros. No dia 07/05 comemoramos 189 anos desde a sua estreia em Viena, na Áustria.

 

Quer saber mais sobre a 9ª Sinfonia? Acesse: http://bit.ly/VL7IOK

 


Laranja Mecânica

 

Stanley Kubrick amava a música clássica. O diretor, considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos, usou grandes obras clássicas na trilha sonora de seus filmes.  Em Laranja Mecânica, de 1971, o jovem Alex comete uma sequência de delitos. Após ser preso, é escolhido para submeter-se a um tratamento que o torna incapaz de qualquer ato de violência. Como efeito secundário, também não consegue ouvir a 9ª Sinfonia de Beethoven — sua favorita. Ao longo do filme, diversas referências são feitas ao compositor.

 

Confira: http://bit.ly/SAA4Ef


 

Hino da União Europeia

 

Uma adaptação da 9ª Sinfonia conduzida por Herbert von Karajan é, desde 1972, o hino da União Europeia. Essa é a única composição musical declarada Património Mundial pela UNESCO. Em Osaka, no Japão, 10.000 cantores interpretaram o 4º movimento da obra.

 

Confira: http://bit.ly/18fFHQz

 

 

Minha Amada Imortal

 

Há uma lacuna na biografia de Beethoven. A quem foram destinadas aquelas três cartas de amor encontradas junto ao seu testamento? Diante muitas teorias sobre quem seria a misteriosa mulher, o filme "Minha Amada Imortal" estreou em 1994. A trilha sonora não poderia deixar de fora a Nona Sinfonia. Conta-se que no final da apresentação de estreia da obra, houve um delírio total da platéia sem que Beethoven sequer percebesse, devido à sua surdez total. Uma cantora virou-o ao público para que ele recebesse os aplausos. Essa foi a última vez que o compositor pisou num palco.

 

Confira: http://bit.ly/18pRyyn

 

 

Nintendo Wii

 

O Nintendo Wii é um dos videogames domésticos mais vendidos no mundo. Um de seus comerciais promocionais mostra várias famílias com gostos musicais diferentes - de rock a hip hop – tocando o 4º movimento da 9ª Sinfonia de Beethoven no Wii Music.

 

Confira: http://bit.ly/14IOptY


 

Flash Mob

 

Pessoas reuniram-se em Sabadell, Espanha, para realizar uma ação em comemoração aos 130 anos do Banco Sabadell. Juntamente com a Vallès Symphony Orchestra, mais de cem pessoas se reuniram em praça pública para que, na frente da agência, pudessem realizar um concerto em forma de Flash Mob atraindo e encantando os transeuntes.

 

Confira: http://bit.ly/13GBuEz

 

 

Duro de Matar

 

Em fevereiro de 2013 estreou “Duro de Matar 5 – Um bom dia pra morrer”, de John Moore. Mas o que o filme de ação do Bruce Willis teria a ver com música clássica? Pois bem, o longa passaria longe se não fosse a trilha sonora que dá destaque à “9ª Sinfonia” de Beethoven, além de “Girl from Ipanema” (Tom Jobim) e “New York, New York” (Frank Sinatra). De cara, no trailer, a 9ª Sinfonia já é destaque.

 

Confira: http://bit.ly/12V0HMW



Conheça um pouco mais da história dessa sinfonia: http://bit.ly/16MLLUd