ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Muppets e a música clássica, Os

Última modificação : Domingo, 15 Fevereiro 2015 11:56


 

  

Desde 2009, os Muppets passaram a lançar vídeos virais no YouTube. Entre diversos gêneros musicais, eles utilizaram música em todos esses vídeos e ganharam uma legião de novos fãs que foram atraídos pelos musicais no estilo “muppets”. Alguns virais trouxeram obras de grandes compositores da música clássica como tema central do episódio. Selecionamos os melhores para compartilhar com você. 

 


Beethoven

 

Um dos virais lançados na internet pelos Muppets contava com “Ode to Joy”, o 4º movimento da 9ª Sinfonia de Beethoven. A Nona Sinfonia de Beethoven foi baseada no poema “Ode à Alegria” de Friedrich Schiller. Ela é a última sinfonia completa feita pelo compositor e é uma das obras mais conhecidas do repertório de Beethoven.

 

Confira: http://bit.ly/12d6VE7

 

 

Bizet

 

Os Muppets também fizeram uma versão para “Habanera”, da ópera Carmen, de Bizet. “Habanera” foi a primeira música afro-latino-americana levada de Cuba para salões europeus. Georges Bizet empregou o ritmo popular na sua ópera Carmen, sobre o amor proibido entre uma cigana e o soldado Don José, e “Habanera” se tornou uma das mais conhecidas árias de toda a ópera.

 

Confira o episódio: http://bit.ly/11bwZFE

 

 

Johann Strauss II

 

Nem Johann Strauss II escapou das versões ‘Muppets’ de música clássica. “Danúbio Azul” é uma peça para orquestra que se tornou tão popular que, tanto na Alemanha quanto no Brasil, consagrou-se chamá-la abreviadamente. Originalmente, a obra se chamava “An der schönen blauen Donau” (No Belo Danúbio Azul), mas, em alemão, ela é habitualmente chamada Donauwalzere, em português, Danúbio Azul.

 

Confira o episódio: http://bit.ly/12KjO8S


 

Mozart

 

Mozart também teve uma de suas óperas homenageadas pelos Muppets. “Don Giovanni” é uma ópera em dois atos com a primeira apresentação realizada em Praga, em 1787. Mozart classificou a obra em seu catálogo como uma "opera buffa". Embora seja, ainda hoje em dia, classificada como cômica, ela apresenta características de comédia, melodrama e até mesmo elementos sobrenaturais.

 

Confira o episódio: http://bit.ly/18NbIzA

 

 

Beethoven

 

A Sonata para piano nº 8, em dó menor, Op.13, conhecida como “Sonata Patética”, foi escrita em 1798 quando Beethoven tinha 27 anos de idade. A obra foi publicada em 1799 e dedicada ao príncipe Karl von Lichnowsky. Foi nessa época que os primeiros sinais de surdez começaram a se manifestar, causando um enorme impacto no espírito do compositor. Esta obra traz a calma e tranquilidade que nem mesmo o próprio Beethoven sonhou em conhecer. 

 

Confira o episódio: http://bit.ly/10C45a5