ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Polca, modinha e lundu

Última modificação : Terça, 26 Abril 2016 15:15


 

Os primeiros gêneros populares da música brasileira foram a modinha e o lundu e atendiam assim a demanda básica da sociedade. A modinha se encarregava do aspecto romântico e o lundu traduzia o humor e a sensualidade. No lundu, soa claramente a influência rítmica da presença negra no Brasil. Até a chegada da polca era essa a nossa música popular.

 

A polca, popular no mundo inteiro, é um gênero de música de dança de andamento vivo e compasso binário, que surgiu na Boêmia – atual República Tcheca – no começo do século XIX e fez sua entrada triunfal na sociedade carioca em 1844.

 

À medida que as partituras de polcas foram chegando, e em alguns casos caindo no gosto dos pianistas que animavam as salas da classe média, os músicos populares passaram a copiar aquele modelo de dança. Nessa transposição acrescentaram o sotaque exacerbadamente sentimental ligado à música portuguesa e uma malícia rítmica que a numerosa presença de escravos africanos espalhou em terras brasileiras. Musicalmente essa malícia se traduz em síncopes – troca de acentuações do tempo forte – que tornam tudo mais surpreendente e divertido. Dessa mistura nasceu o choro, primeiro como uma forma de frasear e adaptar, além da polca, outras danças como a valsa, a habanera, a mazurca e a schottisch.



 

Fonte: Coleção Folha: Raízes da Música Popular Brasileira, nºs 18 e 20