ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Música Clássica e Literatura

Última modificação : Sábado, 14 Fevereiro 2015 12:19


 

 

Já indicamos cinco livros sobre música clássica para leitura nas férias (confira aqui: http://bit.ly/18u6Zoh) e também fizemos uma seleção com quatro biografias de compositores que se destacaram no mercado editorial (veja: http://bit.ly/Zoq7U9). Chegou a hora de falar sobre arte e conferir dicas de livros que unem música, literatura e arte em debates literários sobre esse gênero musical tão pouco explorado no mundo dos livros.  



A MÚSICA CLÁSSICA DA ÍNDIA | ALBERTO MARSICANO

 

“A música clássica da Índia” explica os fundamentos básicos (até hoje, tidos como secretos) restritos apenas às Gharanas (linhagens de ensino musical). O livro aborda a filosofia da música, sua estrutura melódica e suas lendas. O livro de Alberto Marsicano acompanha um CD que apresenta as milenares peças musicais indianas, “Ragas”, além de peças de compositores por elas influenciados, como Erik Satie e Debussy.


 

O RESTO É RUÍDO - ESCUTANDO O SÉCULO XX | ALEX ROSS

 

O curioso, na música clássica, é que, na verdade, a influência desse gênero aparentemente inacessível permeia há tempos manifestações artísticas bem mais populares, como as trilhas sonoras de Hollywood, o rock, o pop, o jazz e a dance music. O livro “O Resto é Ruído - Escutando o Século XX”, de Alex Ross, aborda justamente a música clássica como “figurinha carimbada” em outros estilos musicais.


 

MÚSICA CLÁSSICA BRASILEIRA HOJE | SIDNEY MOLINA

 

Em 2010 a Folha de S.Paulo lançou, pela série “Folha Explica”, o livro “Música Clássica Brasileira Hoje" que confirma a presença da música clássica no debate cultural do Brasil. Sidney Molina, violonista do Quaternaglia e crítico do caderno "Ilustrada" da Folha, traça um panorama da música clássica brasileira atual, com 49 textos sobre 14 compositores e 35 intérpretes, que representam em alto nível as várias áreas.


 

WHEN STRAVINSKY MET NIJINSKY | LAUREN STRINGER

 

Igor Stravinsky foi um grande compositor russo que, com suas obras, mudou a estética musical do século 20. Vaslav Nijinsky, também russo, é considerado um dos maiores coreógrafos de sua época. Juntos, uniram música e dança e fizeram surgir o balé “A Sagração da Primavera”, que foi exibido na França em 1913, causando muita polêmica. A música foi considerada agressiva e a coreografia esquisita, chocando os espectadores da época que não conseguiram assimilar tamanha novidade. Depois de muito tempo, a composição se tornou um símbolo da música clássica. Agora, ela aparece contada para o público infantil no livro “When Stravinsky Met Nijinsky”, de Lauren Stringer. As ilustrações são coloridas e os textos têm rimas, envolvendo os pequenos leitores, sugerindo que criar arte é um processo divertido.

 

Vídeo