ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Música Clássica na Grécia, A

Última modificação : Sábado, 14 Fevereiro 2015 12:45


 

 

Antigamente a música grega era composta por uma única linha melódica e trazia melodias simples, sem harmonias ou combinações, na maioria das vezes sem acompanhamento instrumental. Pitágoras, Aristóteles e Platão, os maiores pensadores daquela época, dedicaram seus estudos a lecionar assuntos musicais. 


 

Pitágoras é considerado o fundador do conhecimento de harmonia musical. Ele estudou profundamente a relação e as diferenças entre as frequências sonoras. Foi Pitágoras que associou o modo de se fazer música com o estado de alma de cada pessoa. O pai da matemática também fazia relações numéricas perfeitas que produziam as chamadas “músicas das esferas”.

 

Sugestão de vídeo: http://bit.ly/11GkQ4V

 

 

A música clássica feita pelos gregos tinha uma contagem diferente: os acordes e escalas começavam com o grau mais alto para baixo, e não de baixo para cima, como nós costumamos fazer. A música era baseada em três espécies de Tetracorde (série de tons que preenchem um intervalo): Diatônico, Cromático e Enarmônico.

  

Sugestão de vídeo: http://bit.ly/11TRlk5

 

 

Os gregos pensaram em uma boa forma de denominar os modos musicais: foram usados nomes de cidades ou províncias gregas! Por exemplo, os modos primários eram “dórico” (Dória), “ frígio” (da região da Frígia) e “lídio” (da Lídia). Assim, cada uma das regiões da antiga Grécia deu origem a um modo muito singular que adaptou a denominação de cada região respectiva.

 

Sugestão de vídeo: http://bit.ly/11TRmo9

 

Quer saber mais sobre os sete modos gregos? Acesse: http://bit.ly/16z6Ted

 

 

Alguns instrumentos eram tidos como tradicionais na música clássica grega. A “lira” era usada como acompanhamento para recitais e canções. A “kithara”, dependendo da sua afinação, alcançava diferentes alturas. O “aulos”, usualmente duplo (Diaulos), produzia uma sonoridade similar à do oboé ou clarinete hoje me dia. A “flauta de Pã” fazia com que o ar fosse soprado pela extremidade superior. O “hidraulos” precisava de água sob pressão para produzir som através do movimento do ar nos tubos.

 

Vídeo: http://bit.ly/126skxW

 

Quer saber mais sobre música grega? Acesse: http://bit.ly/11Gl6AQ