ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Cinco tons de Ling Lun, Os

Última modificação : Sexta, 01 Maio 2015 13:54



Segundo a mitologia chinesa , a música foi inventada por um sábio chinês, Ling Lun, que por volta de 2.500 a.C. ordenou os cinco tons da música oriental, explicou-os, sistematizou-os e deu-lhes nomes estranhos. Cada tom tinha o nome de uma classe social, desde o imperador até o camponês:

 

. KONG, o imperador

. CHANG, o ministro

. KYO, o burguês

. TCHI, o funcionário e

. YU, o camponês.

 

Conta-se que o imperador confiou-lhe a missão de encontrar um conjunto de bambus que reproduzisse com exatidão uma seleção perfeita de tons, a partir da qual todos os demais instrumentos pudessem ser afinados. Tendo encontrado esse conjunto ideal, ele construiu um carrilhão com 60 sinos para o palácio imperial, sendo que cada um deles reproduzia uma nota.

 

A matemática subjacente à teoria musical chinesa - tal como descrita pelos sinos de Ling Lun - é mais ou menos a mesma que seria registrada pelos gregos 2.000 anos mais tarde.

 

Desse modo, ele inventou as 5 notas da escala antiga chinesa de 5 tons: kong (ou gong), shang, jiao, ahi e yu, que equivalem a dó, ré, mi, sol e lá. Criou, também, os sons emitidos por 8 instrumentos musicais.

 

Ling Lu criou flautas de bambu que reproduziam o canto dos pássaros, inclusive o da mitológica fênix.