ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Antonio Lucio Vivaldi

Última modificação : Quarta, 04 Março 2020 15:24


 

 

 

Ele é uma das figuras mais relevantes da música. Natural de Veneza, o compositor italiano Antonio Lucio Vivaldi marcou história no gênero clássico. No entanto, tudo podia ter sido diferente, já que Vivaldi por pouco seguiu outra vocação: o sacerdócio. Ordenado padre em 1703, ele – porém – foi impedido de ter uma carreira religiosa por conta de uma doença crônica, provavelmente asma. Foi, então, nomeado mestre de violino do "Ospedalle della Pietà", uma instituição veneziana que acolhia crianças órfãs, famosa por seu conservatório musical. Foi lá que começou a pôr em prática seu talento musical.


 

A mais conhecida obra de Vivaldi certamente é “As Quatro Estações” que faz parte de um grupo de concertos denominados “O diálogo entre harmonia e a criatividade”. A obra tem a intenção de expressar na música os fenômenos da natureza. Esta, talvez, seja também uma das canções clássicas mais executadas em campanhas publicitárias ao longo dos anos.

 

Saiba mais sobre As Quatro Estações: http://bit.ly/1bGJf4h


 

Compositor de primeira grandeza, Vivaldi foi um dos pioneiros da música instrumental do século XVIII. Escreveu numerosos concertos para um solista, acompanhado de orquestra de câmara e se destacou no gênero. Seu inegável talento teve influência na criação das obras de outro gênio: Johann Sebastian Bach.

 

Conheça mais um pouco da riqueza melódica e inesgotável de Vivaldi no concerto “La Stravaganza”.http://bit.ly/13ZvrQi



De maneira inquestionável, o violino sempre foi o instrumento preferido de Vivaldi. No entanto, o compositor dedicou seu talento a vários concertos de instrumentos de sopro, entre eles a flauta. Uma de suas obras célebres deste gênero é o “Pintassilgo”.

 

Aqui você encontra o vídeo desta bela composição. http://bit.ly/19e2j9h

 

 

É difícil de imaginar, mas Vivaldi morreu pobre e esteve durante dois séculos totalmente esquecido. Foi por conta do trabalho de alguns musicólogos, entre eles Marc Pincherle, que sua obra foi redescoberta por volta de 1940. Graças a isso, Vivalvi voltou a ser um dos compositores mais tocados e alcançou a merecida popularidade.

 

Aqui você encontra o Concerto para 2 Violinos em sol menor, RV517: https://youtu.be/GEmwH8dFEs0

 

Continue lendo sobre Vivaldi: http://bit.ly/WHip6C