ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

CÂNON (KANON) EM RÉ MAIOR

Última modificação : Terça, 10 Janeiro 2017 14:51



Pachelbel , Johann Christoph (1653-1706)

ALEMÃO - ERA BARROCA - C.346 OBRAS

 

CÂNON (KANON) EM RÉ MAIOR

Sua peça mais famosa é "Canon em Ré Maior" (1680), peça barroca até hoje interpretada por diversos músicos e orquestras, tornando-se até música-tema para filmes. Esta obra, mais do que seu compositor, alcançou fama mundial até os dias de hoje e atualmente é muito executada em casamentos por sua doçura e suavidade. Cânon (ou Kanon, em alemão) é uma peça musical de repetições feitas para 3 violinos e um violoncelo contínuo.

 

Três violinos tocam o cânone - cada parte entrando com a mesma música a dois compassos de intervalo -, enquanto um baixo contínuo executa uma passagem de fundo curta e simples de oito notas repetidas sucessivamente, no caso 54 vezes. O tema é bem simples, começando com notas longas e lentas, tornando-se então mais rápido e mais ornamentado à medida que progride, tornando melodias harmonicamente sobrepostas.

 

Embora a música de Pachelbel fosse bem aceita na época, esse cânone permaneceu um tanto obscuro até recentemente, conquistando seu reconhecimento como marco do repertório clássico apenas no final da década de 1970. Foi adaptado para orquestras completas, para quarteto de cordas, como obra para teclado solo e em incontáveis outras versões, incluindo remixes pop.

 

Vídeo:

Academy of St. Martin's in the Field orchestra

Sir Neville Marriner, regência