ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Claude Debussy

Última modificação : Sábado, 25 Março 2017 14:51


 

 

Junto com Maurice Ravel, Debussy foi uma das figuras mais importantes da música impressionista. Sua música é conhecida pelo seu componente sensorial e abstenção frequente de tonalidade. Segundo especialistas, a obra de Debussy geralmente reflete as atividades ou turbulência de sua própria vida. Mesmo vivendo com os seus pais em uma situação de extrema pobreza nos subúrbios de Paris, Debussy revelou seu talento musical logo cedo, aos nove anos. Por volta de 1871, ao passar férias na casa de uma tia conheceu Madame Mauté de Fleurville, ex-aluna de Chopin. Depois de ouvi-lo tocar piano, decidiu dar aulas gratuitamente ao jovem. Esse apoio foi decisivo para sua formação.

Saiba mais:
http://bit.ly/XegrGw

 


Depois de ingressar no Conservatório, Debussy viajou por toda a Europa, o que o inspirou a compor uma das suas peças mais conhecidas, Claire de Lune. A obra de Debussy é bastante diversificada, do ponto de vista dos gêneros e das formas que utilizou.


Saiba mais sobre Claire de Lune

 

Confira uma bela apresentação de Claire de Lune com Mária Kovalszki ao piano: http://bit.ly/13xoFeU

 


Outra obra de destaque de Debussy é Prélude à l'après-midi d'un Faune (Prelúdio à Tarde de um Fauno), um Poema Sinfônico composto entre 1892 e 1894. Trata-se de uma obra considerada um dos expoentes da música impressionista.


Saiba mais sobre esta obra

 

Confira uma bela apresentação do Prélude à l'après-midi d'un Faunehttp://youtu.be/FcYd3bC3usc


 

A vida de Debussy foi de muitos altos e baixos, tanto nas questões profissionais quanto afetivas. Vítima de um câncer bastante agressivo, o compositor morreu em 25 de março de 1918, em Paris. Como legado, Debussy ficou marcado como um dos mais famosos e influentes de todos os compositores.

 

Para ouvir mais composições de Debussy, acesse o vídeo! http://youtu.be/OUx6ZY60uiI






Frase Debussy