ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Música Clássica é sinônimo de concentração

Última modificação : Sábado, 14 Fevereiro 2015 12:33


 


Muitas pessoas se queixam que não conseguem se concentrar o suficiente para estudar ou até mesmo para trabalhar. Você sabia que a música clássica pode ser uma grande aliada nestes casos? Mas para isso é preciso ser bastante assertivo no repertório escolhido, caso contrário o efeito pode ser reverso.



Concentrar-se significa valorizar alguns estímulos em detrimento de outros. Se você deseja se concentrar nos estudos, por exemplo, é preciso desconsiderar tudo que pode tirar sua atenção, como televisão e rádio. No entanto, nem sempre é fácil encontrar um silêncio absoluto. Nesses casos, ouvir música clássica com notas calmas pode ser a saída.

 

Uma boa opção para esses momentos, é a Ária na 4ª Corda de Bach . Confira! http://bit.ly/sQ6TM5

 


Já foi dito que música clássica auxilia a memória, ajuda o foco nos estudos e pode até deixar as pessoas mais inteligentes. Segundo um estudo publicado no periódico científico BMC Research Notes, o cérebro tem mais facilidade em identificar, guardar e reconhecer uma composição clássica. Talvez seja por isso que quando ouvimos uma canção, mesmo não sabendo o nome da música, as melodias sempre vêm à mente.

 

Para facilitar a concentração nos estudos e no trabalho uma boa opção é o  Noturno Op.9 Nº 2, de Chopin. http://bit.ly/18m7Eaj

 


Além de reforçar a concentração, a música clássica pode ser uma grande facilitadora para a memorização de informações. Junto a ela, é necessário algumas técnicas a fim de absorver  o objeto de estudo. Uma dica é escrever as informações ao lê-las, estimulando dessa forma o contato visual.

 

Para acompanhar os estudos, Rêverie, de Debussy, é uma boa pedida! http://bit.ly/wdkPhT 


 

Quem precisa se concentrar em ambientes ruidosos pode ter extrema dificuldade para executar o trabalho do dia a dia. Nesses casos, especialistas recomendam o velho e bom ditado: se não pode com eles, junte-se a eles. A dica é treinar a concentração sob intenso barulho. E a música clássica pode ajudar nisto também.

 

Experimente estudar ao som de Cavalgada das Valquírias, de Wagner. http://youtu.be/HdLBeGjrMwc