ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

LA MER

Última modificação : Quarta, 07 Outubro 2015 13:54



DEBUSSY, CLAUDE-ACHILLE (1862-1918)

FRANCÊS – ESCOLA NACIONALISTA FRANCESA – 227 OBRAS

 

"La Mer, três esboços sinfônicos"

Peça sinfônica impressionista composta em 1905, é considerada uma obra-prima da orquestração.


Com ela Debussy revolucionou a harmonia, já que ao fugir da tonalidade tradicional  criou um novo universo harmônico, empregando modos e escalas antigas e não europeias. A peça não se prende a qualquer estrutura formal e utiliza novas concepções rítmicas para a época.

 

Claude Debussy começou a compor a obra em setembro de 1903, na Borgonha, continuou a trabalhar nela em Paris, e a concluiu em Eastbourne, Inglaterra, a beira do Canal da Mancha, no dia 5 de março de 1905. A sua estreia se deu nos Concertos Lamoureux sob a regência de Camille Chevillard, no dia 15 de outubro de 1905, mas não foi bem recebida pelo público. A crítica mais famosa da época foi escrita por Pierre Lalo, famoso crítico francês:"Não ouço, não vejo e não sinto o mar". Na realidade, a obra não é uma composição sobre o mar, mas sim sobre lembranças e sentimentos que evocam o mar, segundo o seu autor.

 

Orquestração:

duas flautas, um flautim, dois oboés, um corne-inglês, dois clarinetes, quatro trompas, três trompetes, três fagotes, duas cornetas de pistão, três trombones, uma tuba, instrumentos de percussão, duas harpas e instrumentos de cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos).

 

Movimentos:

A obra mais puramente orquestral de Debussy consiste em três croquis sinfônicos de marinhas. É sua peça mais próxima de uma sinfonia:

 

De l'aube à midi sur la Mer (Da Alvorada ao Meio-dia no Mar) - Muito lento (si menor) - (9'). Acompanha a progressão do sol matinal, dos primeiros raios de luz até seu zênite.


Jeux de Vagues (Jogo das Ondas) - Allegro (dó# menor) - (6'30"). A segunda parte explora as diversas perspectivas do mar através do jogo de luz sobre a água (a batida das ondas, as superfícies difusas, o espocar da espuma).

]

Dialogue du Vent et de la Mer (Diálogo do Vento com o Mar) - Animado e Tumultuoso (dó# menor) - (8'). Essa seção reitera fragmentos da primeira, descrevendo drasticamente a interação do vento e da água.

 

Curiosidades:

A música ganhou uma nova versão chamada Beyond the Sea, interpretada por Robbie Williams, que é o tema final do filme Procurando Nemo.

 

Vídeos:

 

Versão orquestral

 

Versão 3 pianos