ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Luciano Pavarotti

Última modificação : Quarta, 06 Setembro 2017 14:29


 

 

Pavarotti nasceu em 1935, em Modena, no Norte da Itália. Filho de Fernando Pavarotti, um padeiro e tenor amador, e Adele Venturi, uma funcionária de uma fábrica de cigarros . Mesmo que ele falasse bem de sua infância, sabe-se que tinham pouco dinheiro e viviam todos em um pequeno apartamento de dois quartos. De acordo com Pavarotti, seu pai tinha uma ótima voz de tenor, mas rejeitou a possibilidade de seguir a carreira musical por causa do nervosismo. A Segunda Guerra Mundial forçou a família a mudar-se de cidade em 1943. No ano seguinte, se mudaram para uma pequena residência em um campo, onde o jovem Pavarotti desenvolveu um interesse na agricultura.  Após abandonar o sonho de se tornar um goleiro de futebol, Pavarotti passou sete anos em treinamento vocal. As primeiras influências musicais de Pavarotti vieram das gravações de seu pai, muitas dessas sendo de Beniamino Gigli, Giovanni Martinelli, Tito Schipa e Enrico Caruso.

Confira a apresentação de Pavarotti da Ave Maria, de Franz Schubert: http://youtu.be/B7sz-En87Vc


 

Começou sua carreira profissional como tenor em 1961 na Itália. Nesse mesmo ano, fez sua primeira performance internacional, com La Traviata de Giuseppe Verdi, em Belgrado, na Sérvia (então Iugoslávia). Cantou nas maiores casas de óperas da Itália, nos Países Baixos, em Viena, Londres, Ancara, Budapeste e Barcelona. O jovem tenor tornou-se conhecido durante uma turnê australiana ao lado da renomada soprano Joan Sutherland em 1965. Ele fez sua estreia nos Estados Unidos em Miami, também a convite da soprano. Sua posição como o tenor lírico líder de sua geração veio entre os anos de 1966 e 1972, durante suas performances no Teatro alla Scala de Milão e em outras casas de ópera italianas.

 

Aqui você assiste uma apresentação de Pavarotti de La Traviata. https://youtu.be/uDo8Iz8LzW4

 

 

Pavarotti tornou-se popular entre o público na Copa do Mundo de 1990 na Itália, com performances da ária "Nessun Dorma", da ópera Turandot, de Giacomo Puccini, na apresentação de "Os Três Tenores", ao lado de Plácido Domingo e José Carreras. Os três apresentaram-se novamente diversas vezes.

 

Neste vídeo Os Três Tenores fazem uma inesquecível apresentação da “Aquarela do Brasil”,  de Ary Barroso http://bit.ly/hfUxBs



Luciano Pavarotti ficou conhecido também pela versatilidade musical. Passava do estilo clássico para ritmos contemporâneos com extrema facilidade. Por isso gravou duetos com Anastacia, Mariah Carey, James Brown, Frank Sinatra, Zucchero, Ricky Martin, Laura Pausini, Elton John, Spice Girls, U2 e Caetano Veloso, entre outros. Muitas dessas apresentações, inclusive, foram em prol de causas beneficentes, nas quais se envolveu bastante. Pavarotti morreu 2007 em Modena, na Itália, aos 71 anos de idade.

 

Confira uma bela interpretação de Pavarotti com Caetano Veloso, onde dividem o palco cantando Manhã de Carnaval: http://bit.ly/1coPsmf