ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Nelson Freire

Última modificação : Domingo, 18 Março 2018 11:17


 

 

Nelson Freire é um apaixonado pela música. Desde muito pequeno, se interessou pelo piano por causa da irmã mais velha, Nelma Freire Brito, de 80 anos, que estudava o instrumento na escola. Atualmente, Nelson é um dos maiores intérpretes do mundo. Seus solos lotam as salas de concerto dos países onde se apresenta. Em uma de suas passagens pelo Brasil, para a abertura do ano Chopin na Sala São Paulo, os ingressos se esgotaram em cinco dias.



Natural de Boa Esperança, em Minas Gerais, Nelson Freire começou a tocar piano quando tinha três anos, surpreendendo a todos ao tocar de memória peças que haviam sido executadas por sua irmã. Seus principais professores no Brasil foram Nise Obino e Lúcia Branco, que havia estudado com um aluno de Franz Liszt. Em seu primeiro recital, aos 5 anos de idade, Nelson escolheu a Sonata em Lá maior, K. 331 de Mozart.

 

Confira uma apresentação de Nelson Freire para uma composição de Chopin

 

 

Muito jovem, aos 12 anos de idade, Nelson Freire foi o sétimo colocado no Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, cujo vencedor foi o austríaco Alexander Jenner, e na prova final executou o Concerto para piano No 5 "Imperador", de Beethoven.

 

Veja neste vídeo a incrível desenvoltura do jovem Nelson Freire ao tocar uma composição de Sergei Vasilievich Rachmaninoff


 

Com carreira amadurecida, Nelson Freire embarcou em sua carreira internacional em 1959, dando recitais e concertos nas maiores cidades da Europa, Estados Unidos, América Central e do América do Sul, Japão e Israel. Trabalhou também com muitos dos mais prestigiados regentes, incluindo Pierre Boulez, Eugen Jochum e Lorin Maazel,.

 

Nesta apresentação, no Festival de Inverno de Campos do Jordão, Freire interpreta Sonata ao Luar, de Beethoven


 

Em Varsóvia (1999), Nelson Freire realizou um triunfo genuíno com sua interpretação do Concerto para Piano e Orquestra N.º 2 de Chopin, marcando os 150 anos de aniversário da morte do compositor. Em dezembro de 2001, presidiu o júri do Concurso de Piano Marguerite Long em Paris.

Recentemente, Nelson Freire tem realizado performances no Carnegie Hall em Nova York acompanhado da Orquestra Filarmônica de Saint Petersburg, no Festival Internacional de Música Prague Spring com a Orquestra Nacional da França e com as principais orquestras de Baltimore, Boston, Montreal, Nova York e Utah.

 

Conheça mais sobre a história deste grande músico brasileiro neste documentário