ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Ludovico Einaudi

Última modificação : Sexta, 13 Fevereiro 2015 16:18


 

 

Se você assistiu ao premiado filme “Os Intocáveis” provavelmente deve ter se emocionado com a história e com a trilha sonora dos personagens. Ela é de autoria do pianista e compositor italiano, Ludovico Einaudi. Atualmente, ele é considerado um dos maiores expoentes da música clássica, principalmente por sua versatilidade em incorporar outros estilos e gêneros como pop, rock e worldmusic.


 

Ludovico Einaudi nasceu em Turim, na Itália, em 23 de novembro de 1955. Seu pai, Giulio Einaudi, era publicitário de autores como Ítalo Calvino e Primo Levi, e seu avô, Luigi Einaudi, foi Presidente da Itália entre 1948 e 1955. Sua mãe tocava piano com ele desde criança. Ele começou compondo suas próprias músicas ainda adolescente, primeiro escrevendo para tocar numa folk guitar. Iniciou seu treinamento musical no Conservatório de Verdi em Milão, ganhando um diploma em composição em 1982.

 

Veja uma breve entrevista de Einaudi sobre suas composições. http://bit.ly/1fP3z38


 

Depois de estudar no Conservatório de Milão e influenciado pelo compositor Luciano Berio no início dos anos 1980, Ludovico Einaudi iniciou sua carreira como compositor de música clássica e logo incorporou outros estilos e gêneros, incluindo pop, rock, world music e folk music. Einaudi compôs dezenas de músicas para filmes e trailers, incluindo Intouchables, I'm Still Here, Doctor Zhivago e Acquario em 1996, pelo qual ganhou a Grolla d'Oro por melhor trilha sonora.

 

Confira a música tema do comovente filme Intouchables. http://bit.ly/Tp1qnv

 

 

Em outubro de 2009 Ludovico Einaudi lançou o álbum Nightbook. A partir deste trabalho, Einaudi tomou uma nova direção em música, incorporando sons sintetizados ao lado de seu solo de piano. As composições contavam com forte influência de percussão e de música eletrônica. Na Itália, o trabalho foi considerado um sucesso e virou disco de ouro com mais de 35 mil cópias vendidas.

 

Ouça uma das músicas do álbum! http://bit.ly/9B816b

 

 

Ludovico Einaudi tem atualmente dois filhos e reside em um vinhedo na região italiana do Piemonte. Ele recebeu o OMRI (Ordem de Mérito da República Italiana), a ordem sênior de Cavalaria concedido pela República Italiana.

 

Confira uma bela apresentação ao vivo do pianista no The Royal Albert Hall Concert.

http://youtu.be/ASMxy15gQLg