ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Giuseppe Verdi

Última modificação : Sexta, 06 Fevereiro 2015 17:39


 

Pensar em Verdi logo nos remete a seus maiores sucessos “La Traviata” e “Rigoletto”. Suas óperas, que por muito tempo ficaram expostas apenas na Itália, renderam-lhe o título de maior representante italiano do Romantismo musical, e, consequentemente tornaram-no o mais famoso compositor italiano da época. Giuseppe Verdi foi um dos compositores mais influentes do século XIX. Suas obras são executadas com frequência em casas de ópera em todo o mundo e, transcendendo os limites do gênero. Embora sua obra tenha sido algumas vezes criticada por seguir uma tendência de melodrama, as obras-primas de Verdi dominam o repertório padrão um século e meio depois de suas composições. Continue lendo

 

Confira “Brindisi from La Traviata”: http://bit.ly/RAs49j


Saiba mais sobre La Traviata: http://bit.ly/1jEo0nI

 


A produção de sua primeira ópera, Oberto, foi feita no Teatro alla Scala de Milão em novembro de 1839, alcançando pouco sucesso. Após a produção, Bartolomeo Merelli, empresário do Teatro alla Scala, ofereceu a Verdi um contrato de mais dois trabalhos. Enquanto ele trabalhava em sua segunda ópera, Un Giorno di Regno, sua esposa faleceu. A ópera, porém, foi um fracasso. Verdi caiu em desespero e prometeu que não iria mais compor.

 

Ouça a Aria "Ei Tarda ancor!...L'orror Del Tradimento", Ato II:http://youtu.be/Ws_Q968nzPk

 
 

Um grande número de óperas - 14 no total - foram compostas na década após 1843, um período que Verdi descreveu como seus "melhores anos". Nesse período, ele compôs I Lombardi (1843) e Ernani (1844). Para muitos, a mais original e importante ópera de Verdi escrita foi Macbeth, em 1847. Pela primeira vez, Verdi fez uma ópera sem uma história de amor, quebrando com a tradição de óperas italianas do século XIX. Em 1847, I Lombardi, que foi revisada e renomeada para Jerusalem, foi produzida pelo Ópera de Paris.

 

Confira a abertura de Jerusalem: http://bit.ly/1b0JHcy

 

Saiba mais sobre Macbeth: http://bit.ly/1ev3dvz

 


A última ópera de Verdi, Falstaff, foi baseada em The Merry Wives of Windsor de Shakeaspeare e uma tradução de Victor Hugo. Essa ópera teve um sucesso internacional e é uma das supremas óperas cômicas, que mostra a genialidade de Verdi no contraponto.   Enquanto estava hospedado no Grande Hotel de Milão, Verdi sofreu um derrame, dia 21 de janeiro de 1901. Ele faleceu seis dias depois, em 27 de janeiro de 1901. Após sua morte, toda sua fortuna foi direcionada a uma instituição que ajudava músicos pobres.

 

Ouça o finale de Falstaff: http://youtu.be/49oAEKQsdgc

 

Saiba mais sobre Falstaff: http://bit.ly/1i7nFqB