ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Legado deixado por Richard Wagner, O

Última modificação : Sexta, 13 Fevereiro 2015 15:37



 

O compositor, poeta, dramaturgo e ensaísta Richard Wagner reconstruiu o gênero “ópera” promovendo uma revolução musical e criando uma identidade coletiva. Wagner revolucionou não só a ópera do seu país, mas do mundo. Tornou-a um gênero tão inovador e envolvente que influenciou compositores de todas as épocas seguintes. Wagner nasceu em 1813 na cidade de Leipzig, Alemanha. Ainda criança, se apaixonou por música, teatro e literatura. Aos 11 anos começou a estudar piano e contraponto. Na adolescência, cursou a Faculdade de Música de Leipzig, um dos principais centros musicais da época, mas largou antes de se formar. Foi nesta época que começou a compor suas primeiras obras. Continue lendo sobre Wagner

 

Confira o melhor de Richard Wagner! http://bit.ly/1eNxvd4


 

Em 1848, Wagner começou a compor “O anel dos nibelungos”, obra com 18 horas de música com quatro óperas interligadas: O ouro do Reno, A Valquíria, Siegfried e O crepúsculo dos deuses. Sempre dava, às suas obras, maior destaque à orquestra e escrevia textos de extrema qualidade, além de introduzir o leitmotiv - pequeno tema que identifica musicalmente situações, personagens e sentimentos-, usado pela primeira vez na ópera “Lohengrin” (1848).


Continue lendo sobre O anel dos nibelungos

Ouça A Valquíria, grande sucesso do compositor! http://bit.ly/1j7b7Te

 

 

Em 1850 Wagner publicou “O judaísmo na música” - obra que atacava fortemente a influência judia na cultura e na arte alemã. Nela, Wagner retratava os judeus como "ex-canibais treinados como agentes de negócios da sociedade". O nazismo, que dominaria a Alemanha apenas no século 20, elegeu o compositor como um exemplo da superioridade da música e do intelecto alemão.

 

Confira um documentário sobre a vida do compositor: http://bit.ly/1ekZCpc


  

Wagner participou da Revolução de Maio de 1849 e precisou exilar-se na Suíça. Durante o período de exclusão, o compositor se apaixonou por Mathilde Wesendonck, esposa do dono da casa onde vivia, o maestro Otto Wesendonck. Quando o músico descobriu a traição da mulher com o amigo, Wagner precisou deixar o país rapidamente. Essa história inspirou a criação de "Tristão e Isolda", uma das tragédias de amor mais famosas entre as obras do compositor.


Saiba mais sobre Tristão e Isolda

 

Ouça o prelúdio de Tristão e Isolda: http://bit.ly/1bW5DTn

 


 

 


Frase Wagner