ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Yann Tiersen

Última modificação : Segunda, 25 Setembro 2017 14:09


 

 

Yann Tiersen é um dos principais músicos de vanguarda multiinstrumentista da atualidade. Compositor francês de origem judaica com raízes belgas e norueguesas. Compondo para piano, sanfona e violino, sua música aproxima-se de Erik Satie e do minimalismo de Steve Reich, Philip Glass e Michael Nyman. Tornou-se internacionalmente conhecido ao compor trilhas sonoras de filmes como O fabuloso destino de Amélie Poulain e Adeus, Lenin!



Yan  Tiersen passou sua infância em Rennes, na Bretanha, onde estudou violino, piano e regência orquestral. De formação clássica, encaminhou-se para o rock já na idade adulta. Nos anos 1980, junta-se a vários grupos de rock em Rennes. Em seguida, começa também a escrever algumas peças musicais para o teatro ou para curtas-metragens. No ano de 1995, Tiersen lança, finalmente, o seu primeiro álbum intitulado como La Valse des Monstres.


Ouça aqui o álbum completo: http://bit.ly/1aXlAvz

 

 
Por escrever trilhas sonoras para peças teatrais e filmes, Yann Tiersen se consagra. Pode-se dizer que suas músicas são prenúncio de que o filme será bom. É o caso de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, em que música e história se tornam uma coisa só. A composição para este filme, inclusive, virou tema de diversas gravações que precisam retratar a cidade de Paris, já que a música do artista simboliza como poucas o cotidiano da cidade luz!


Ouça a trilha sonora deste belo filme! https://youtu.be/7wCLK9iOPDw

 

 

 A sonoridade, o virtuosismo e a capacidade de transmitir emoções estão perfeitamente presentes nos trabalhos de Yann Tiersen. Vencedora de diversos prêmios internacionais, a trilha sonora composta por Tiersen para o filme Adeus, Lenin! é de encantar. O drama dos personagens se intensifica a partir do avanço da música composta pelo artista, um casamento perfeito de som e imagem que conquistou muitas pessoas.

 

Confira aqui a trilha sonora do filme! https://youtu.be/YXWmDy2xcsM


 

Em recente entrevista para um jornal de Buenos Aires, Yann Tiersen disse que seu maior pavor é se repetir. “Detesto a ideia de fazer sempre a mesma música. Por isso busco sempre inovar”. E parece que tem conseguido. Seja na versão Rock ou nas melodias clássicas, ouvir Tiersen já virou sinônimo de emoção, de entrega, de diálogo com a música. Embora ainda não esteja confirmado, é possível que ainda este ano o música venha ao Brasil para apresentações. Nos resta torcer!

 

Veja aqui uma entrevista com o compositor francês! http://bit.ly/1bOL696

 

 

 

Frase YanTiersen