ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Especial | Carnaval

Última modificação : Domingo, 18 Março 2018 11:18



 

Quem disse que Carnaval não tem influência da música clássica? Só para exemplificar, um dos setores mais importantes das escolas de samba que precisa de muito ensaio para funcionar é a bateria, o conjunto de percussão que é o verdadeiro coração da escola. A bateria de uma escola de samba funciona como uma orquestra sinfônica e, em geral, é composta por mais de trezentos músicos. Como toda orquestra, as baterias de escolas de samba também possuem o seu maestro, que no caso é o diretor de bateria, também chamado mestre de bateria. 


A bateria de uma escola de samba desempenha um papel semelhante à uma orquestra sinfônica. Ela deve acompanhar o canto e conduzir o ritmo (seção rítmica) do desfile. Quanto mais rápido e em ritmo mais forte a bateria toca, mais rápido os integrantes costumam desfilar, havendo portanto uma associação vital entre este quesito e o quesito evolução.

 

Ouça aqui a sincronia necessária para uma bela apresentação de bateria no Carnaval. http://bit.ly/MrZ9VK

 


Personalidade ímpar na história da música clássica brasileira, Heitor Villa-Lobos foi enredo da escola de samba do Rio de Janeiro Mocidade Independente de Padre Miguel. Considerada uma das maiores escola da época, a Mocidade contou a história de Villa-Lobos em um enredo de criação do carnavalesco Renato Lage. A apresentação entrou para a história do carnaval carioca.

 

Veja um trecho do desfile. http://bit.ly/1mxej9v

 

 

Em 1954, outro grande compositor brasileiro foi homenageado na passarela do samba. Antonio Carlos Gomes foi tema de enredo da Império Serrano, garantindo o segundo lugar naquele ano à agremiação. O título do samba não podia ser outro: O Guarani. Este é um trecho do refrão do samba:
"De ricas obras foi autor
Exaltamos O Guarani
Que é inspirado no amor de Peri
Pela fidalga Ceci
Lá, lá, lá, lá, lá
Assim Carlos Gomes, célebre maestro
Musicou O Guarani"

 

 

Antes pianista e hoje maestro, João Carlos Martins teve num desfile de carnaval, ao ritmo de samba, um dos pontos altos de sua trajetória. Sua vida e obra levaram a Vai-Vai ao seu 14º título do carnaval de São Paulo. O enredo "A música venceu" levou ao Anhembi os 70 anos de vida do músico, marcada por reviravoltas e superação.

 

Assista um trecho do desfile da escola: http://bit.ly/1gAbctu